Igreja Católica expurga padre que engravidou fiel em São Paulo

A Diocese de Franca esclareceu que o motivo da dispensa foi o envolvimento do padre com uma pessoa, resultando em uma gravidez

Padre Ferdinando Rubio | Reprodução
Siga-nos no Seguir MeioNews no Google News

A Diocese de Franca, no interior de São Paulo, oficializou a dispensa do padre Ferdinando Henrique Pavan Rubio, após este solicitar a liberação de suas atividades na igreja ao descobrir que será pai. O comunicado da diocese, assinado pelo bispo Dom Paulo Roberto Beloto, revela que o próprio padre solicitou a dispensa. Ele era um dos líderes espirituais da Paróquia Santa Luzia, no bairro São Joaquim, desde janeiro de 2023.

A Diocese esclareceu que o motivo da dispensa foi o envolvimento do padre com uma pessoa, resultando em uma gravidez. A orientação da igreja é para que o sacerdote assuma suas responsabilidades de paternidade. O padre, que atuava na Paróquia Santa Luzia, estava afastado de suas funções clericais e do celibato desde setembro, conforme comunicado anterior da Diocese, que pedia compreensão e orações, sem detalhar a razão do afastamento.

Leia Mais

Agora, o padre deve recorrer ao Vaticano para validar a dispensa, seguindo o protocolo da Igreja Católica conhecido como rescrito. Segundo o Direito Canônico, que rege a Igreja Católica, padres não podem ter relacionamentos amorosos nem se casar.

Ferdinando Henrique Pavan Rubio, natural de São José da Bela Vista (SP), foi ordenado padre há oito anos e já atuou em diferentes paróquias, incluindo São Pedro, no bairro Vila Europa, e Santa Gianna, em Franca. Ele também desempenhou o cargo de reitor do Seminário Propedêutico.

Para mais informações, acesse MeioNorte.com

Carregue mais
Veja Também
Tópicos
SEÇÕES