Incêndio é registrado no 'berçário das garças' no açude de Campo Maior

O lugar abriga centenas de aves, e sua degradação ao longo dos anos tem sido alvo de preocupação para vários ambientalistas.

ty | srdy
Siga-nos no Seguir MeioNews no Google News

Um incêndio de grandes proporções foi registrado na tarde desta quarta-feira (27), no perímetro urbano do município de Campo Maior (85 km de Teresina), em um local conhecido como ‘berçário das garças’, nas proximidades do Açude Grande. O lugar abriga centenas de aves, e sua degradação ao longo dos anos tem sido alvo de preocupação para vários ambientalistas.

A fumaça ocasionada pelo incêndio tomou parte da rodovia  BR-343, que fica ao lado do açude, causando dificuldade aos motoristas que transitavam pelo local. Em entrevista ao Meionorte.com, Carlos Sousa, Coordenador de educação ambiental da Secretaria de Meio Ambiente de Campo Maior, acredita que fogo tenha sido criminoso. 

Incêndio é registrado no 'berçário das garças' no açude de Campo Maior (Foto: Hélder Felipe/ Portal Meio Norte)

“Eu estava vindo da secretaria com direção a minha casa quando presenciei o foco, me dirigi até o local onde pude fazer todo o registro. Pela questão sintomática dos focos, não temos dúvida alguma de que foi uma ação criminosa, sem nenhum laudo técnico ainda, pelos indícios. Imediatante que passamos pela BR, entramos em contato com os brigadistas”, pontou. 

Moradores colocaram, de forma voluntária, placas para advertir a jogada de lixo no local, mas muitos ainda depositam restos de materiais de construção, pedaços de móveis e outros produtos que podem ter potencializado as chamas.

“O local é absolutamente impróprio (para lixo) até por se tratar de um refúgio de animais, garças especificamente. Por colaboração de um morador da região, foram colocados essas duas placas, mas sem nenhuma legislação de advertência. Nós, enquanto secretaria, vamos fazer um reforço com a questão das advertências”, reiterou Carlos Sousa.

 

 

Carregue mais
Veja Também
Tópicos
SEÇÕES