Após uma onda de calor, uma frente fria se aproxima do Brasil, conforme comunicado, divulgado nesta sexta-feira (24), pelo Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet). As previsões indicam a chegada de chuvas em diversas partes do país, com maior intensidade esperada no Sudeste e parte do Centro-Oeste. Com informções do jornal O Globo.
Andrea Ramos, meteorologista do Inmet, explica que a formação de uma massa de ar frio no Sul, na quinta-feira, foi responsável pelo declínio acentuado das temperaturas, previstas para variar entre 17°C e 25°C nesta sexta-feira. "A probabilidade é de pancadas de chuva acompanhadas de trovoadas nos próximos dias, podendo atingir índices de umidade de até 100%", comentou.
No Sudeste, a redução das temperaturas está diretamente relacionada às chuvas intensas geradas pela frente fria, resultando em alertas emitidos pelo Inmet para riscos de "Perigo" e "Perigo Potencial". As áreas mais afetadas, segundo o instituto, são sul e o centro do Rio de Janeiro, a Região Metropolitana, o sul de Minas Gerais e todo o Mato Grosso do Sul. Alertas de "Perigo" também abarcam o oeste do Paraná, com possibilidade de chuvas entre 30 e 60 mm/h ou 50 e 100 mm/dia, ventos intensos (60-100 km/h) e queda de granizo.
Estados do Norte, como Acre, Amazonas e parte de Rondônia, estão sob alerta laranja do Inmet, indicando "Perigo" devido às chuvas intensas previstas nos próximos dias.
No Nordeste, a persistência do calor é atribuída a um Vórtice Ciclônico de Altos Níveis, que impede a ocorrência de precipitações, resultando em dias quentes e secos, especialmente na parte central da região.