No feriado de 7 de setembro, tanto o INSS (Instituto Nacional do Seguro Social) quanto as instituições bancárias manterão suas agências fechadas em todo o país. Os bancos retomarão suas atividades normais na sexta-feira, dia 8 de setembro, enquanto as agências da Previdência poderão permanecer fechadas, dependendo da possível declaração de ponto facultativo pelo governo federal.
Os atendimentos a distância por internet e telefone, porém, estarão em funcionamento. No caso dos bancos, esse atendimento inclui agências pela internet, caixas eletrônicos e banco por telefone. No caso do INSS, o segurado pode realizar serviços pelo aplicativo ou site Meu INSS, além de contar com a Central Telefônica 135. No feriado, no entanto, o atendimento telefônico será por meio de robôs.
Conforme a Febraban (Federação Brasileira de Bancos), o fechamento das agências bancárias é determinado pela resolução de dezembro de 2020 do CMN (Conselho Monetário Nacional), que estabelece que feriados nacionais não são considerados dias úteis para serviços bancários.
Contas de consumo, como água, luz e telefone, e carnês com vencimento no dia 7 de Setembro, data do feriado, poderão ser pagos no dia 8, sem acréscimos de juros e correções. No entanto, o consumidor deve conferir se o boleto já veio com a data ajustada.
Walter Faria, diretor-adjunto de serviços da Febraban, afirma que realizar os pagamentos por meio dos canais a distância é um caminho para não atrasar contas. "Os canais digitais dos bancos, como internet e mobile banking, são uma alternativa para a realização de transferências e pagamento de contas", diz. Segundo ele, atualmente, sete em cada dez operações bancárias são feitas pelos meios digitais.
(Com informações da Folhapress - Cristiane Gercina)