Em um vídeo publicado por um turista que presenciou a cena, um homem que estava visitando o Coliseu, em Roma, é visto usando uma chave para gravar a frase "Ivan + Hayley 23/6/23" em uma parede do monumento histórico. Com a repercussão das imagens, as autoridades italianas estão tentando localizar e identificar o homem para que seja punido judicialmente. Se for encontrado e detido, o turista pode ter pena de até 5 anos de prisão, e pagar multa avaliada em R$ 79 mil.
As paredes que aparecem nas imagens pertencem ao Coliseu Romano, uma edificação construída durante o Império Romano, ocorrido entre os anos 70 e 80 d.C. A construção é considerada um dos maiores símbolos da Roma Antiga e um também um dos monumentos mais famosos do mundo.
Na época do Império Romano, o local era palco da realização de diversos eventos, os mais famosos eram as lutas de gladiadores, onde havia também a simulação de batalhas famosas e caçadas. A edificação era capaz de abrigar mais de 50 mil pessoas. Atualmente, é considerada a maior atração turística da Itália.
O Ministro da Cultura da Itália, Gennaro Sangiuliano, pediu uma punição exemplar para o turista que aparece no vídeo. Em comunicado enviado às autoridades, que foi divulgado na nesta segunda-feira (26), Sangiuliano disse que o lugar que foi vandalizado é "um dos lugares mais famosos do mundo", e que a depredação do local é "muito séria, indigna e um sinal de grande incivilidade".
De acordo com informações da agência ANSA, o monumento em questão vem sofrendo repetidos ataques de vandalismo. Nos últimos anos, dezenas de visitantes foram pegos depredando o monumento ou tentando roubar algum fragmento de pedra do Coliseu.
No vídeo que foi publicado neste último sábado (24), é possível ver o turista arranhando seu nome e o da namorada, com uma chave na parede interna do antigo Coliseu romano feito de pedra. Enquanto depreda as paredes do local, o homem sorri, mesmo no momento em que percebe estar sendo gravado e recebe críticas do autor do vídeo. No áudio do registro, é possível ouvir que o homem fala no idioma inglês e ainda profere palavrões para o turista.