Nesta quinta-feira (12), os brasileiros que estão sendo repatriados no terceiro voo organizado pelo governo embarcaram em Tel Aviv, Israel. A aeronave KC-390 da FAB tem como destino Guarulhos, em São Paulo, e a bordo estão cerca de 60 passageiros.
O voo terá escalas em Lisboa, Portugal, Recife, em Pernambuco, e, finalmente, pousará em Guarulhos. Essa repatriação faz parte da Operação Voltando em Paz, anunciada pelo governo federal.
Nos dois voos anteriores, um total de 425 brasileiros já foram repatriados, chegando ao Brasil na quarta-feira (11) e na manhã desta quinta-feira. Em uma coletiva de imprensa, o Itamaraty informou que os grupos prioritários no processo de repatriação são idosos, grávidas e crianças.
Para sair de Israel, os brasileiros que desejam ser repatriados precisam preencher um formulário de inscrição disponibilizado pela Embaixada do Brasil em Tel Aviv.
Dois voos já aterrissaram no Brasil
O avião da Força Aérea Brasileira (FAB) que resgatou o primeiro grupo de brasileiros em Israel pousou em Brasília durante a madrugada de quarta-feira (11). O voo, que partiu de Tel Aviv na terça-feira (10), durou aproximadamente 14 horas. O KC-30 da FAB pousou em Brasília às 4h07, trazendo 211 brasileiros.
Vale resssalar que outros 214 brasileiros, que estavam em Israel durante o conflito entre o país do Oriente Médio e o grupo terrorista do Hamas, chegaram ao Rio de Janeiro na madrugada desta quinta-feira (12). O voo da Força Aérea Brasileira (FAB) pousou na Base Aérea do Galeão, na zona Norte da cidade, às 2h41, após 14 horas de viagem. Por fim, além das pessoas,a a e ronave também trouxe um cachorro e três gatos de volta ao Brasil.