Na madrugada desta quinta-feira (12), um total de 214 cidadãos brasileiros, que se encontravam em Israel durante o conflito entre o país do Oriente Médio e o grupo terrorista Hamas, retornaram ao Rio de Janeiro. Um voo da Força Aérea Brasileira (FAB) aterrissou na Base Aérea do Galeão, na Zona Norte da cidade, por volta das 2h41, após uma jornada de 14 horas.
O avião utilizado para a repatriação, um KC-30 (Airbus A330 200), partiu de Tel Aviv às 12h30 e trouxe de volta ao Brasil os brasileiros que haviam ficado retidos na cidade de Jerusalém, em Israel, devido ao início do conflito com o Hamas.
Essa operação de repatriação faz parte da iniciativa do governo federal denominada "Operação Voltando em Paz." De acordo com o Itamaraty, idosos, gestantes e crianças foram os três grupos prioritários no processo de retorno ao Brasil. Além das 214 pessoas, o voo que chegou na madrugada também transportou três gatos e um cachorro.
O Itamaraty informou que os brasileiros que desejam deixar Israel devem preencher um formulário de inscrição disponibilizado pela Embaixada do Brasil em Tel Aviv.
Anteriormente, dois grupos já haviam retornado ao Rio de Janeiro. Os primeiros 40 passageiros chegaram em um voo da FAB de Israel às 8h40 da quarta-feira. Ao desembarcarem na Base Aérea do Galeão, eles ajoelharam-se ao lado de uma bandeira do Brasil. Esse grupo de cariocas estava no voo que havia pousado em Brasília na madrugada da quarta-feira (11).
Outro grupo, composto por cem brasileiros que haviam ficado presos em um hotel, desembarcou na tarde da quarta-feira (11) no Aeroporto Internacional Tom Jobim, o Galeão, na Ilha do Governador. A maioria desses passageiros pertencia a uma igreja e relatou um grande alívio por estarem de volta ao Brasil.