Quatro piauienses foram identificados dentro do primeiro voo de repatriação vindo de Israel. A informação foi dada com exclusividade pela jornalista Cinthia Lages no programa MN 40° da Rede Meio Norte, na noite desta terça-feira (10). O voo deve pousar na Base Aérea de Brasília, na madrugada de amanhã (11).
Eles foram identificados como Lindalva Evangelista - Médica Oftalmologitsa, Marina Mendes - Funcionária Pública, José Evangelista e Lucina. Eles faziam uma viagem religiosa pelo país, quando o grupo Hamas invadiu Israel no último sábado (07). Cinthia destaca que falou com o pai de Marina, o economista Felipe Mendes. Ele pontua que "está tranquilo e feliz por conta da família ter embarcado no primeiro voo", disse.
O grupo foi prioridade pois ao chegarem em Jerusalém no último sábado (07), dia em que o país foi atacado, o guia local que estava com a família acionou o Ministério de Turismo e logo em seguida foi comunicado à embaixada brasileira acerca do grupo de turistas.
Entenda o caso
No sábado (7), pelo horário local, Israel entrou em estado de guerra após um ataque surpresa do movimento islâmico armado Hamas, considerado um dos maiores sofridos pelo país nos últimos anos. Os ataques, que ocorreram principalmente na parte sul do país, envolveram o lançamento de milhares de foguetes.
Até o momento, 2.377 brasileiros que se encontram em Israel estão inscritos no processo de repatriação para o Brasil, conforme informado pela embaixada brasileira em Tel Aviv.