Um casal da Califórnia, nos Estados Unidos, decidiu transformar um momento difícil e doloroso em uma lembrança bonita em suas vidas. Eles realizaram um ensaio fotográfico com sua filha que nasceu morta, montando a memória do bebê e eternizando o fato de que ela fez parte de sua família.
As fotos de Richard e Emily Staley com sua filha, Monroe, foram feitas pela fotógrafa Lindsey Natzic-Villatoro, que diz se considerar uma “fotógrafa da vida”, sendo especializada em fotos de bebês, crianças, casamentos e famílias.
“Eu estava me preparando para minhas sessões do fim de semana com minhas três filhas, quando recebi um e-mail de uma mulher chamada Kelly, contando que sua amiga havia acabado de descobrir que seu bebê morreu. Ela me deu alguns detalhes e pediu que eu contatasse a família para estar com eles quando eles precisassem”, contou a fotógrafa ao site “Fstoppers”.
Emily teve uma gravidez saudável, mas quando estava com 30 semanas de gestação percebeu que seu bebê não se mexia mais. Um ultrassom revelou que o bebê morreu na barriga da mãe.
A amiga de Emily então resolveu procurar Lindsay, sabendo que ela faz alguns trabalhos voluntários quando uma família tem necessidade. A fotógrafa procurou a família e conheceu o casal na manhã seguinte, no hospital onde o bebê foi retirado da barriga da mãe por meio de uma cesariana.
Lindsay estava com o casal durante o nascimento de sua filha, Monroe Faith Staley, e durante sete horas no mesmo dia fez fotografias da família.
“Eu queria que essa família tivesse todas as memórias possível desta criança que eu pudesse dar a eles”, disse a fotógrafa. Ela contou que foi muito doloroso para todos os presentes o momento da retirada da criança da barriga da mãe – um momento em que normalmente se escuta um choro alto de bebê.
“Emily ficava perguntando se seu bebê já tinha saído, e eu não consegui segurar minhas lágrimas sabendo que ela nunca poderia ouvir aquele choro, que seu bebê nunca abriria os olhos”.
O casal quis que sua história fosse divulgada na esperança de que ela leve algum conforto para outras famílias que também perderam seus filhos de maneira inesperada.