O ex-presidente dos EUA, Donald Trump, gerou polêmica ao questionar a identidade racial da vice-presidente Kamala Harris durante uma convenção para jornalistas negros em Chicago. Em resposta a uma pergunta sobre se ele concorda com alguns republicanos que criticam Harris como uma contratação DEI (Diversidade, Equidade e Inclusão), Trump afirmou que não tinha consciência de que Harris era negra até recentemente.
Ele questionou, "Eu não sabia que ela era negra até alguns anos atrás, quando ela começou a se identificar como negra. Então eu não sei – ela é indiana ou ela é negra?"
Kamala Harris, que é a primeira vice-presidente negra e asiático-americana dos EUA, tem uma mãe indiana e um pai negro. Os comentários de Trump geraram uma discussão acalorada com a correspondente da ABC News, Rachel Scott, que moderou o evento.
Trump disse que, embora respeite a identidade de Harris, ele estava confuso sobre sua identidade racial, questionando,
"Eu respeito qualquer uma delas", disse o republicano, "mas ela obviamente não, porque ela era indiana por completo e, de repente, deu uma guinada e se tornou uma pessoa negra".
Em uma coletiva de imprensa na Casa Branca, a secretária de imprensa Karine Jean-Pierre condenou os comentários de Trump como "repulsivos". Ela enfatizou que ninguém tem o direito de ditar como uma pessoa deve se identificar, destacando a importância do respeito à identidade individual.
Com informações da BBC