Os Estados Unidos enfrentam uma terrível onda de frio polar neste fim de semana, agravando uma situação já impactante que começou na semana passada. Desde então, mais de 50 pessoas perderam a vida devido às baixas temperaturas, e milhares de voos foram cancelados ou atrasados. Parques foram congelados, e as estradas sofreram com diversos transtornos. Em algumas regiões, a temperatura pode atingir -30º C.
A falta de energia afeta milhares de pessoas, e autoridades emitiram alertas sobre a quantidade de neve e possíveis atrasos em viagens. A previsão indica uma forte queda de neve na região dos Grandes Lagos, incluindo cidades como Cleveland, Ohio, e Pensilvânia, neste sábado (20). A expectativa é que o frio dê uma trégua a partir de segunda-feira (22), mas as temperaturas ainda permanecerão próximas de 0ºC.
A onda polar se estende por todo o território dos Estados Unidos desde 12 de janeiro, causando nevascas e atingindo até mesmo regiões mais quentes, como o Texas. Filadélfia, Baltimore e Pittsburgh declararam estado de emergência devido à neve, resultando no fechamento de escolas. Nashville manteve suas escolas fechadas durante toda a semana devido aos estragos causados nas estradas pela nevasca.
A sensação térmica está prevista para cair para 17 graus negativos em Chicago, 10 graus negativos em Kansas e 8 graus negativos na Filadélfia. Alertas de congelamento estão em vigor em cidades como Nova Orleans, Jacksonville (Flórida) e Corpus Christi (Texas).