O presidente da Rússia, Vladimir Putin, disse nesta quinta-feira (3) ao francês Emmanuel Macron que os objetivos da operação da Rússia na Ucrânia serão alcançados em qualquer caso, informou o governo da Rússia.
Os russos afirmam que as metas da invasão do território ucraniano são a desmilitarização do país e a adoção de um status neutro em relação à Organização do Tratado do Atlântico Norte (Otan).
Putin disse que quaisquer tentativas do governo da Ucrânia de atrasar as negociações resultariam em mais itens à sua lista de exigências.
As tropas russas assumiram o controle da primeira grande cidade ucraniana desde o início da invasão. Os bombardeios contra outros centros urbanos forma intensificados, o que obrigou mais de 1 milhão de civis a abandonar suas casas. Novas negociações visando um possível cessar-fogo são previstas para esta quinta-feira.
O presidente ucraniano Volodymyr Zelensky celebrou a resistência heroica de seu povo. Os países ocidentais aumentaram as sanções, bloqueios e boicotes à Rússia.