Justiça Itinerante realiza atendimentos no bairro Cabral até sexta (10)

O projeto visa acelerar procedimentos civis comuns, como a realização das vias de Registro Geral, reconhecimento de paternidade, divórcio consensual.

Justiça Itinerante realiza atendimentos no bairro Cabral até sexta (10) | Divulgação
Siga-nos no Seguir MeioNews no Google News

Entre os dias 6 e 10 de fevereiro de 2023, a Justiça Itinerante atenderá moradores do bairro Cabral e toda a população teresinense no auditório do prédio histórico do Tribunal de Justiça do Estado do Piauí (TJPI). 

O projeto visa acelerar procedimentos civis comuns, como a realização das vias de Registro Geral, reconhecimento de paternidade, divórcio consensual, entre outros serviços, de forma gratuita à sociedade.

“O atendimento da Justiça Itinerante foi bem prático, mais rápido do que imaginei e me senti bem orientada pelas meninas que me atenderam. Resolvi o que eu tinha para resolver ainda nesta manhã, de forma ágil e sem custos”, relata Keila Camila Batista, uma das pessoas atendidas pelo projeto.

Justiça Itinerante inicia atendimentos no bairro Cabral (Foto: Divulgação / Guilherme Torres - TJ)A analista judicial e membro da Justiça Itinerante, Robertha Sampaio, chama a atenção à documentação exigida para cada procedimento: “É muito importante lembrar as pessoas que buscam o atendimento para prestarem atenção à documentação que cada procedimento pede. Para a grande maioria dos serviços, os documentos básicos são a certidão à qual você vai querer fazer a averbação, os documentos pessoais (RG, CPF) e o comprovante de endereço”.

No mês de janeiro, dos dias 23 a 27, a Justiça Itinerante realizou uma jornada no norte do estado, em Cajueiro da Praia, efetuando serviços que agilizam a prestação jurisdicional com a sociedade. Em 2022, o projeto realizou mais de 8.900 atendimentos no estado.

“Neste ano, esta é a primeira jornada do projeto nos bairros de Teresina. Estaremos atendendo aqui no bairro Cabral até a sexta-feira, sempre a partir das 08h”, destaca Robertha Sampaio.

Justiça Itinerante inicia atendimentos no bairro Cabral (Foto: Reprodução)DOCUMENTOS NECESSÁRIOS

Reconhecimento de paternidade:

Certidão de Nascimento ou Casamento, RG, CPF , comprovante endereço da mãe e do pai, além da Certidão de Nascimento do menor.

Retificação de registro civil de nascimento, casamento e óbito:

Documento que necessite ser retificado/documento que comprove a necessidade de correção, RG, CPF e comprovante de endereço.

Divórcio Consensual:

Certidão de Casamento; Certidão de Nascimento dos filhos menores de idade e documentação de comprovação de imóveis, caso tenha, RG, CPF e comprovante de endereço.

Reconhecimento de união estável:

RG, CPF, comprovante de endereço do casal, Certidão de Nascimento do casal atualizada duas testemunhas e Certidão de Nascimento dos filhos menores de idade.

Suprimento e dissolução de união estável:

RG, CPF, comprovante de endereço do casal, Certidão de Nascimento do casal atualizada, duas testemunhas e Certidão de Nascimento dos filhos menores de idade.

Suprimento/justificação de óbito:

RG, CPF, Certidão de Casamento do falecido, declaração de óbito do hospital, declaração do cemitério do sepultamento e duas testemunhas. O solicitante deve levar RG, CPF e comprovante de endereço.

2º via de Registro Civil:

Certidão do Registro Civil, CPF e comprovante de endereço.

RG (1ª e 2ª vias):

Certidão de nascimento/casamento atualizada, 01 foto 3×4, comprovante de endereço, RG, CPF (original e cópia).

Exame de DNA:

Documentos pessoais RG e CPF da mãe e do suposto pai, Certidão de Nascimento do filho investigante e comprovante de endereço.

Carregue mais
Veja Também
Tópicos
SEÇÕES