Em um pronunciamento realizado em Porto Alegre neste domingo (5), o presidente Luiz Inácio Lula da Silva assegurou ao governador Eduardo Leite (PSDB) que o governo federal vai restaurar as estradas estaduais danificadas pela tempestade.
APOIO DO MINISTÉRIO DOS TRANSPORTES: "Eu sei que o estado do Rio Grande do Sul tem uma situação financeira difícil. E eu sei que têm muitas estradas estaduais que estão com problema. Não fiquei preocupado, porque o governo federal, através do Ministério dos Transportes, vai ajudar você a recuperar as estradas estaduais", disse o presidente.
SOBREVOO EM ÁREAS ALAGADAS: Lula realizou sobrevoo às áreas alagadas juntamente com os presidentes da Câmara, Arthur Lira (PP-AL), e do Senado, Rodrigo Pacheco (PSD-MG), bem como representantes do Tribunal de Contas da União (TCU) e do Supremo Tribunal Federal (STF), que acompanharam seu pronunciamento.
"Estou muito satisfeito com a presença do Lira, do Pacheco, do Fachin, do Bruno Dantas. Eu queria ouvir deles o que eles falaram. Ou seja, (que) não haverá impedimento da burocracia para a que a gente recupere a grandiosidade desse estado", disse.
PLANO DE PREVENÇÃO DE DESASTRES: Além disso, Lula destacou a necessidade de um plano de prevenção, visando evitar futuros desastres naturais e permitindo ao governo agir preventivamente. "É impossível discutir a questão do clima sem trazer a Marina, que está compromissada a me apresentar um plano de prevenção de acidentes climáticos. É preciso que a gente pare de correr atrás da desgraça. É preciso que a gente veja com antecedência o que pode acontecer de desgraça", completou.
Com informações de O Globo