A Agência Nacional de Aviação Civil (Anac) anunciou neste domingo (07) que o uso da aeronave Boeing 737 Max 9 está suspenso no país. A decisão, aplicada também no Brasil, se deu após uma aeronave recém-fabricada do tipo, operada pela Alaska Airways, perder parte da fuselagem pouco depois de decolar, causando pânico. Na ocasião, um tripulante ficou ferido.
A Anac informou ainda que a Copa Airlines é a única operadora do modelo em voos internacionais no Brasil, com atividades no Aeroporto Internacional de Guarulhos, São Paulo. A agência divulgou que a empresa suspendeu temporariamente as operações para revisão técnica, aguardando autorização para retomar o serviço.
Em nota, a Copa Airlines esclareceu que suspendeu temporariamente as operações de 21 aeronaves, iniciando inspeções técnicas e esperando a normalização nas próximas 24 horas, sendo a decisão mais severa desde a retirada temporária de toda a frota de aeronaves Max da Boeing em 2019, ocorrida após dois acidentes fatais. A Boeing já tem enfrentado desafios significativos e custosos em termos de reparos nos últimos anos.
DECISÃO NO BRASIL
Referente ao Brasil, a Copa Linhares ainda explicou que estão trabalhando para minimizar transtornos, embora alguns atrasos e cancelamentos sejam esperados.
Aproximadamente 171 aeronaves estão impactadas, de acordo com a declaração da FAA. Após o incidente em Portland, Oregon, a Alaska, a segunda maior operadora global com 65 aeronaves, interrompeu as operações do 737 Max 9, enquanto a United Airlines, a principal operadora com 78 unidades, retirou alguns jatos para inspeções.
A Boeing está em comunicação com a companhia aérea para obter dados adicionais e possui uma equipe técnica preparada para auxiliar na investigação. A Agência para a Segurança da Aviação da União Europeia está analisando possíveis requisitos.
PORTA ABERTA
Os passageiros do voo 1282 do Boeing 737-900 MAX, da companhia americana Alaska Airlines viveram um momento de terror depois que a porta da aeronave se abriu durante o trajeto nesta sexta-feira (5). Segundo as testemunhas, o episódio foi registrado momentos depois da decolagem.
O avião tinha como destino Ontário, na Califórnia e o pouso de emergência ocorreu por volta das 17h26(22h26 em Brasília). Fotos e vídeos postados por passageiros nas redes sociais mostram uma porta traseira do avião --que não estava em uso-- aberta em pleno voo. Havia um assento ao lado da porta; ninguém estava sentado nele.
VEJA O VÍDEO NA MATÉRIA ABAIXO:
/noticias/aviao-com-379-a-bordo-bate-em-outra-aeronave-e-pega-fogo-em-toquio-cinco-morrem-487846