Petrópolis: Chuvas interrompem buscas e número de mortes chega a 117

Governador do Rio diz que temporal em Petrópolis uniu 'tragédia histórica' e 'déficit que realmente existe'

Número de mortos em Petrópolis sobe para 106; procurados são 42 | Ascom
Siga-nos no Seguir MeioNews no Google News

O número de mortos em Petrópolis após a tempestade de terça (15) chegou a 117 nesta quinta-feira (17). Dos 101 corpos que estão no Instituto Médico Legal (IML), 65 são de mulheres e 36 de homens. Desses, 13 são menores. Ao todo, 33 corpos foram identificados. As informações são do portal g1/RJ.

O governador Cláudio Castro (PL) está na cidade da Região Serrana, onde concedeu uma coletiva ao lado do prefeito Rubens Bomtempo e do secretário de Estado de Defesa Civil, Leandro Monteiro. 

Carros foram levados pelo temporal em Petrópolis, na Região Serrana do Estado do Rio de Janeiro — Foto: Reprodução/ TV Globo 

"Foi a pior chuva desde 1932. Realmente, foram 240 milímetros em coisa de duas horas. Foi uma chuva altamente extraordinária", atualizou o governador.

Segundo Castro, o temporal em Petrópolis uniu 'tragédia histórica' e 'déficit que realmente existe'.  

Moradores do Morro da Oficina observam a retirada de mais um corpo dos escombros da região, em Petrópolis — Foto: Reprodução/ TV Globo 

Até o momento, 134 registros de desaparecimento foram feitos. Cerca de 500 bombeiros trabalham nas buscas aos desaparecidos. Segundo a Secretaria Estadual de Defesa Civil, 24 pessoas foram resgatadas com vida.

Na manhã desta quinta, foram publicadas duas medidas no Diário Oficial do Rio de Janeiro para ajudar o município. O pagamento do IPVA e do ICMS foram prorrogados para o segundo semestre e a Alerj vai repassar R$ 30 milhões para a prefeitura de Petrópolis. 

Pelo menos 54 casas foram destruídas pelas chuvas que atingiram a região e mais de 370 pessoas foram acolhidas em abrigos improvisados.

Carros deformados no leito de rio em Petrópolis — Foto: Reprodução/TV Globo 

Cerca de 400 bombeiros trabalham nas buscas aos desaparecidos. A Polícia Civil do RJ também montou uma força-tarefa na cidade. São cerca de 200 policiais, peritos legistas e criminais, papiloscopistas, técnicos e auxiliares de necropsia, servidores de cartório e de diversas delegacias da Região Serrana.

A Prefeitura decretou estado de calamidade pública e informou que as equipes dos hospitais foram reforçadas para o atendimento às vítimas. Quem tiver parentes desaparecidos deve procurar a delegacia.

Pitoco é resgatado do alto de montanha de lama em Petrópolis — Foto: Reprodução/TV Globo 

A Defesa Civil informou que ainda há previsão de chuva moderada a qualquer momento no município na quarta. Em caso de emergência, o telefone 199 está disponível.

Desaparecidos

O Ministério Público do Rio (MPRJ) cadastrou até o início desta noite 35 pessoas desaparecidas em razão dos deslizamentos decorrentes do forte temporal que atingiu Petrópolis.

Lista de desaparecidos, segundo o MP — Foto: Reprodução 

As comunicações estão sendo recebidas pelo Programa de Localização e Identificação de Desaparecidos (PLID/MPRJ), que está mobilizado em sua central de atendimento.

Corpo sendo retirado, na manhã desta quarta (16) em Petrópolis Foto: Alexandre Kapiche/g1 

Leia Mais
Carregue mais
Veja Também
Tópicos
SEÇÕES