Vale lembrar também que, os delegados ainda não votaram. Até o momento, somente os cidadãos votaram. E, como bem sabemos, as eleições são indiretas nos EUA. Portanto, a votação com os delegados somente acontecerá no dia 14 de dezembro. Depois disso, os votos chegarão até a capital de Washington até 23 de dezembro.
Após a entrega dos votos, somente no dia três de janeiro de 2021 é que a contagem será feita. Então, o Congresso se reúne com Mike Pence, atual presidente do Senado, para ler e contar os nomeados pela Câmera e pelo Senado. Por fim, o resultado é anunciado e a casa abre espaço para objeções. Com tudo ocorrendo conforme imaginado, enquanto Joe Biden assume o cargo de presidente, Donald Trump se torna um cidadão americano novamente.
Em todo caso, uma vez que Trump se recuse a deixar a Casa Branca, ele enfrentará consequências legais sobre a escolha. No término da contagem de votos da população estadunidense no último sábado (07/11), Trump não reconheceu a derrota. "Todos nós sabemos por que Joe Biden está se apressando em fingir que é o vencedor e porque seus aliados da mídia estão se esforçando tanto para ajudá-lo: eles não querem que a verdade seja exposta. O simples fato é que esta eleição está longe de terminar", afirma Trump. Agora é esperar os próximos capítulos dessa trama.