OMS alerta para catástrofe iminente em Gaza se ajuda não entrar em 24 horas

OMS faz apelo para que os comboios de ajuda humanitária tenham permissão para entrar.

Crise humanitária na Faixa de Gaza de intensifica | Getty Images
Siga-nos no Seguir MeioNews no Google News

A Organização Mundial da Saúde (OMS) alerta que a Faixa de Gaza está à beira de uma catástrofe iminente, com apenas 24 horas de água, eletricidade e combustível restantes, enquanto os comboios de ajuda humanitária aguardam permissão para entrar. O diretor regional da OMS para o Mediterrâneo Oriental, Ahmed Al-Mandhari, pede autorização para a entrada desses comboios de ajuda, que atualmente estão retidos no portão de Rafah devido ao fechamento causado pelos bombardeios israelenses.

Sem assistência iminente, os médicos locais se veem obrigados a preparar atestados de óbito para os pacientes, agravando ainda mais a crise humanitária na região.

Além da OMS, outros funcionários da Organização das Nações Unidas (ONU) também estão intensificando os apelos para permitir a entrada de ajuda humanitária. Martin Griffiths, secretário-geral para assuntos humanitários da ONU, está buscando maneiras de levar suprimentos de ajuda para Gaza e destaca o papel útil desempenhado por Antony Blinken, o secretário de Estado dos EUA, no esforço de assistência. Blinken, que tem sido um dos principais apoiadores de Israel no conflito, retornou ao país nesta segunda-feira.

As Forças de Defesa de Israel têm realizado bombardeios na Faixa de Gaza desde 7 de outubro, em resposta aos atos terroristas realizados pelo grupo extremista Hamas, que incluíram o assassinato de 260 pessoas em uma rave e a captura de 199 reféns em Israel. Desde então, o conflito persiste, com o Hamas lançando bombas em território israelense. A situação continua extremamente tensa na região.

Leia Mais
Carregue mais
Veja Também
Tópicos
SEÇÕES