Onça que fugiu de recinto dentro do Zoobotânico de Teresina é capturada

O animal fugiu após o seu recinto ter sido atingido e danificado após a queda de uma árvore de grande porte, devido à chuva com fortes ventos.

RTURT | R
Siga-nos no Seguir MeioNews no Google News

A onça suçuarana (Puma concolor) que fugiu de um recinto dentro bioparque Zoobotânico de Teresina, na noite desta quinta (02), foi capturada após horas de monitoramento e buscas por parte de veterinários e equipes do Batalhão da Polícia Ambiental na noite deste sábado (04). O animal fugiu após o seu recinto ter sido atingido e danificado após a queda de uma árvore de grande porte, devido à chuva com fortes ventos. 

Em entrevista ao Meionorte.com, o subtenente Geraldo, do Batalhão de Policiamento Ambiental, explicou que a onça conseguiu pular o muro do bioparque e foi visto por populares, que avisaram os policiais. Diante disso, com uso de dardos tranquilizantes e uma rede, o animal foi capturado nas proximidades do Terminal Rodoviário do Zoobotânico, que ainda contou com ajuda de populares. 

“Pegamos ela no Terminal do Zoobotânico. Ela tinha acabado de sair do mudo e foi dado conhecimento. Uma mulher veio nos avisar que viu ela e pegamos ela no meio da rua. Usarmos dados, que pegaram só na pata e foi usado uma pequena rede que temos. Muita gente ajudou e ela agora está sob os cuidados dos veterinários”, informou. 

Leia Mais

As atividades de visitação ao bioparque foram suspensas diante do trabalho de captura interna. De acordo com a administração do Zoobotânico, todas as medidas e procedimentos necessários para capturá-la foram realizados, cumprindo todos os protocolos do plano emergencial para captura de animais.

Onça que fugiu de recinto dentro do Zoobotânico de Teresina é capturada (Foto: Lucrécio Arrais/ Meio Norte)

tenente F. Oliveira, do Batalhão Ambiental, pontuou que a todo momento a situação esteve sob controle e o animal estava dentro das imediações do parque. 

“Devido às chuvas de ontem e forte ventania, caiu uma árvore sobre o recinto dela. Teve um defeito e ela saiu. No entanto, a situação está controlada, ela está na área interna do parque. Estamos com uma equipe monitorando ela. É questão de tempo para capturar. Já estamos com armadilhas no local e ela está sendo visualizada. Ela não saiu da área interna e que ela tem conhecimento, onde ela fica", explicou.

As autoridades competentes, como a Secretaria de Estado do Meio Ambiente e Recursos Hídricos do Estado do Piauí (SEMAR-PI), Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis do Piauí (IBAMA-PI) e Batalhão da Polícia Ambiental, que tem sua sede instalada no parque, participaram dos trabalhos.

Carregue mais
Veja Também
Tópicos
SEÇÕES