ONU denuncia atrocidades e inclui Rússia em lista global de criminosos

Segundo um relatório apresentado ao Conselho de Segurança da ONU,a Rússia é acusada de ter matado 136 crianças na Ucrânia em 2022.

Virginia Gamba fala durante coletiva de imprensa na sede da ONU em Nova York em 11 de julho de 2022 | Lev Radin/Pacific Press/LightRocket/Getty Images/Arquivo
Siga-nos no Seguir MeioNews no Google News

A Rússia foi incluída, nessa quinta-feira (2), na lista global de criminosos da Organização das Nações Unidas (ONU) devido a sua participação na guerra na Ucrânia. Segundo um relatório apresentado ao Conselho de Segurança da ONU e confirmado por um diplomata, a Rússia é acusada de ter matado 136 crianças na Ucrânia em 2022.

Leia Mais

A Reuters citou o relatório da ONU que também menciona que as forças russas e grupos afiliados mutilaram 518 crianças e realizaram 480 ataques a escolas e hospitais ucranianos. Além disso, é relatado que 91 crianças foram usadas como escudos humanos pelas tropas russas.

É importante ressaltar que a Rússia negou anteriormente ter alvejado civis durante o conflito. No entanto, a ONU responsabilizou também os militares ucranianos por matar 80 crianças, ferir 175 e realizar 212 ataques a escolas e hospitais. Apesar disso, a Ucrânia não foi incluída na lista global de infratores da ONU.

O relatório foi redigido por Virginia Gamba, representante especial do secretário-geral da ONU para crianças e conflitos armados. Recentemente, Gamba visitou a Ucrânia e a Rússia, onde se encontrou com Maria Lvova-Belova, uma oficial russa procurada pelo Tribunal Penal Internacional por supostamente estar envolvida em um esquema de deportação de crianças ucranianas para a Rússia.

Carregue mais
Veja Também
Tópicos
SEÇÕES