Com a retomada do ritmo pré-pandemia, os concursos para 2022 estão no radar de quem quer conquistar a tão sonhada carreira no serviço público. Um empresa especializada em concursos realizou o levantamento das principais oportunidades em todo o país e chegou ao total de 163.823 vagas abertas ou previstas nas esferas federal, estadual e municipal.
No Piauí, a expectativa é de 1.482 vagas no decorrer do ano. Os principais concursos que devem ocorrer no estado são para a Polícia Civil, Seduc, Tribunal de Contas do Estado e Corpo de Bombeiros.
O Projeto de Lei Orçamentária Anual do Estado prevê a realização de pelo menos cinco novos certames em 2022 . Os destaques desta lista seleta de órgãos com orçamentos para seleções são: Assembleia Legislativa, Procuradoria-Geral de Justiça, Procuradoria-Geral do Estado, Defensoria Pública do Estado e Universidades públicas.
Segundo Gabriel Granjeiro, especialista em concursos, 2022 é sinônimo de oportunidades. “O momento de começar a estudar já passou. Quem quer passar ainda neste ano precisa se organizar o quanto antes, selecionar uma área e focar nisso. 2022 será o ano da vitória, de realização de sonhos”.
CONCURSO FEDERAL
De acordo com o Projeto de Lei Orçamentária Anual é esperada a oferta de 73.640 cargos, sendo 4.097 para criação e 69.543 para provimento nos poderes legislativo, executivo e judiciário.
O Centro-Oeste tem a previsão de, pelo menos, 17.867 vagas, distribuídas entre os estados de Goiás, Mato Grosso e Mato Grosso do Sul, além do Distrito Federal. Para o Sudeste são pelo menos 27.577, divididas entre os estados de São Paulo, Rio de Janeiro, Espírito Santo e Minas Gerais.
No Sul são cerca de 9.536 vagas entre Paraná, Santa Catarina e Rio Grande do Sul. Já no Nordeste estão previstas 21.328, distribuídas entre os estados de Alagoas, Bahia, Ceará, Maranhão, Paraíba, Pernambuco, Piauí, Rio Grande do Norte e Sergipe.
Para o Norte estão previstas ou abertas 13.875 vagas entre os estados do Acre, Amapá, Amazonas, Pará, Rondônia, Roraima e Tocantins. Além disso, existem inúmeros órgãos com estimativa de publicação do edital para este ano, mas que ainda não definiram o quantitativo a ser ofertado.
Confira abaixo o quantitativo de vagas confirmadas e as principais oportunidades que serão ofertadas no âmbito federal e em cada estado, conforme a região:
Vagas previstas no âmbito federal:
Executivo: 67.783 vagas;
Legislativo: 149 vagas;
Judiciário: 4.231 vagas;
MPU e CNMP: 229 vagas;
DPU: 1.248 vagas;
Centro-Oeste:
Distrito Federal: 11.266 vagas
Principais concursos: TJDFT, PCDF, CGDF, SESDF, SEDF.
Goiás: 3.672 vagas
Principais concursos: PC GO, PM GO, TCE GO
Mato Grosso: 464 vagas
Principais concursos: PC MT, PM MT, DPE MT.
Mato Grosso do Sul: 2.465 vagas
Principais concursos: TRF 3, SED MS, TCE MS, MP MS
Nordeste:
Alagoas: 141 vagas
Principais concursos: CGE AL, Perícia AL, TCE AL.
Bahia: 4.524 vagas
Principais concursos: Sefaz BA, Embasa, PB BA, TCE BA.
Ceará: 2.560 vagas
Principais concursos: PM CE, DPE CE, TJ CE, Sefaz CE.
Maranhão: 140 vagas
Principais concursos: TCE MA, ALEMA, TJ MA Juiz.
Paraíba: 5.912 vagas
Principais concursos: DPE PB, PM PB, CGE PB.
Pernambuco: 5.054 vagas
Principais concursos: SEE PE, TJ PE, PC PE, Hemope.
Piauí: 1.482 vagas
Principais concursos: PC PI, Seduc PI, TCE PI, Bombeiros.
Rio Grande do Norte: 1.326 vagas
Principais concursos: PGE RN, ALRN, Detran RN, Fundase.
Sergipe: 189 vagas
Principais concursos: Sefaz SE, MP SE, Adema SE, COGERP.