A Semana Santa se caracteriza como fundamental para a fé do cristão, sendo a época mais importante do calendário da Igreja Católica, que relembra a morte e ressurreição de Jesus Cristo. Nesse período, existem algumas tradições que a Igreja Católica mantém. É possível beber e comer carne vermelha?
Segundo o padre Isaias Pereira, assessor eclesiástico da Comunicação na Arquidiocese de Teresina, a Sexta-Feira Santa, é considerada o momento da abstinência.
"Estamos vivendo esses dias o Tríduo Pascal, são os dias mais importantes do ano para a fé cristã, porque vamos celebrar o mistério da paixão, morte e ressurreição de Jesus. Essa celebração iniciou ontem, quando Jesus instituiu a Eucaristia e deu um mandamento novo, o mandamento do amor aos seus discípulos. Logo depois da Santa Ceia, Jesus foi para o Monte das Oliveiras e, ali, foi traído por Judas. Hoje, nesta Sexta-Feira Santa, vamos ver tudo o que aconteceu, vamos estar com Jesus no seu julgamento, no seu calvário, na morte e no momento em que Nossa Senhora acolhe o corpo de seu filho", explicou.
E continuou: "Hoje, deve ser, para os católicos, um dia de abstinência, onde nós devemos nos abster da carne vermelha, é um dia em que nós devemos, também, nos abster de qualquer excesso, das nossas atividades costumeiras, para silenciarmos e estarmos contritos, acompanhando todo esse sofrimento de Jesus. Estamos acompanhando Jesus nesse sofrimento", acrescentou.
Para o Padre Isaías, o momento é de reflexão sobre a própria vida.
"Quando nós olhamos Jesus carregando a sua cruz, devemos perceber que nós, cristãos, devemos também carregar a nossa cruz. A cruz de Cristo é a cruz que nós carregamos também, os nossos problemas, nossas dificuldades, medos. O que nós devemos ter certeza é que no horizonte da cruz está sempre a ressuirreição, então a cruz (esses problemas, dificuldades da nossa vida) não tem a palavra final. Nem mesmo a morte tem a palavra final para nós, pois a palavra final será sempre a ressurreição.", completou.
Meio Norte - O seu portal de notícias e exclusivas