Nesta segunda-feira (29), a Receita Federal emitiu um alerta sobre um golpe que visa os contribuintes obrigados a declarar o Imposto de Renda. Nesse golpe, os indivíduos recebem um "e-mail falso" contendo um link que supostamente direciona para um arquivo PDF destinado à correção das informações. A Receita Federal ressalta que se trata de uma fraude.
O órgão afirmou que não realiza comunicados por e-mail e qualquer notificação do tipo trata-se de um golpe. Uma das versões da mensagem falsa diz: "Prezado(a) contribuinte, identificamos um erro em sua declaração de Imposto de Renda. É necessário realizar a correção o mais breve possível. Por favor, faça a correção dos itens mencionados no pdf: IR493632023. A correção deverá ser enviada até o dia 31/05/2023. Agradecemos sua atenção e colaboração."
De acordo com a Receita Federal, as quadrilhas criminosas estão utilizando os dados fornecidos no arquivo PDF falso para roubar informações fiscais, cadastrais e financeiras dos contribuintes. Além disso, também podem instalar programas maliciosos nos computadores das vítimas. A Receita Federal destaca a gravidade dessa prática criminosa.
Ao submeter sua Declaração de Imposto de Renda, ela é submetida a uma análise minuciosa pelos sistemas da Receita Federal. Durante essa análise, as informações fornecidas por você são comparadas com os dados provenientes de outras entidades, como empresas, instituições financeiras, planos de saúde e outros, que são obrigadas a prestar informações à Receita. Esse processo de verificação visa garantir a consistência e a veracidade das informações declaradas.
Caso haja alguma divergência entre as informações que você declarou e as informações fornecidas por terceiros, a sua declaração passará por uma análise detalhada, conhecida como Malha Fiscal, ou popularmente chamada de "malha fina". Durante esse processo, a restituição do imposto não será efetuada até que a situação da sua declaração seja resolvida. A declaração ficará retida para uma análise mais aprofundada, visando solucionar as possíveis inconsistências identificadas.
(Com informações do Portal iG)