Rio Parnaíba atinge cota de atenção em Floriano, no Sul do Piauí

A Companhia Hidroelétrica do São Francisco (CHESF) aumentou mais uma vez a vazão defluente (água que sai) da Barragem de Boa Esperança, no município de Guadalupe

rio | Reprodução
Siga-nos no Seguir MeioNews no Google News

O nível do rio Parnaíba em Floriano registrou nesta quarta-feira (29) a altura de 5,58 e atingiu a cota de atenção conforme os sistemas de monitoramento para risco de transbordamento. O Serviço Geológico do Brasil (CPRM) informou que a cota de inundação no município é de 8,98m, portanto, não há risco no curto prazo.

A Companhia Hidroelétrica do São Francisco (CHESF) aumentou mais uma vez a vazão defluente (água que sai) da Barragem de Boa Esperança, no município de Guadalupe. Com isso, o Rio Parnaíba deve subir em outras cidades que também ficam abaixo da usina hidrelétrica, como Teresina, Luzilândia, dentre outras. Desde às 8h de ontem (29), a água deixa o reservatório a 1.200 m³/s.

Rio Parnaíba em Floriano (Foto: Governo do Piauí)

De acordo com a Companhia de Pesquisa de Recursos Minerais (CPRM), a abertura das comportas de Boa Esperança permite que o volume acumulado na barragem, atualmente em 77% de sua capacidade útil, regrida para valores da ordem de 68%.

“Tal medida é importante para permitir que o reservatório tenha capacidade de absorver eventuais ondas de cheia afluentes, garantindo uma maior proteção quanto a inundações do rio Parnaíba nas cidades a jusante da barragem, como Floriano, Teresina e Luzilândia no estado do Piauí, e Barão de Grajaú e Timon no estado do Maranhão, por exemplo”, informa Roberto Fernandes, pesquisador em Geociências da CPRM.

Carregue mais
Veja Também
Tópicos
SEÇÕES