Saiba o que fazer com o seu dinheiro durante a crise econômica mundial - O Tesouro Direto voltou a valer a pena?

A velocidade da crise envolvendo a escalada do surto do coronavírus e seus efeitos sobre a economia global pegou todo o mercado de surpresa. E para o investidor pessoa física, as incertezas sobre como lidar com seu patrimônio e que decisões adotar em um quadro de pânico dominaram a cena. - O Tesouro Direto voltou a valer a pena?

Slide 4 de 6

O Tesouro Direto voltou a valer a pena?

Siga-nos no Seguir MeioNews no Google News

Enquanto os preços das ações despencaram na Bolsa, as taxas dos títulos públicos dispararam, com o aumento da aversão a risco. Coube ao investidor, contudo, apenas observar. Papéis com retornos prefixados chegaram a pagar juros nominais acima de 9% ao ano, enquanto títulos com rentabilidades indexadas à inflação voltaram ao patamar de juro real de 5% ao ano.

Quem tentou comprar os papéis, porém, não conseguiu. O sistema ficou suspenso grande parte da semana por conta da maior volatilidade, o que impediu o acesso aos ativos. Nesta sexta-feira, inclusive, ainda que as taxas seguissem maiores que na semana anterior, elas já haviam recuado bastante em relação às máximas alcançadas.

Embora as incertezas permaneçam e possam levar as taxas de volta aos prêmios máximos desta semana, gestores tendem a enxergar juros reais a partir de 4% ao ano como atrativos para o carregamento, isto é, para o vencimento, dada a proteção dos papéis por conta da correção pela inflação.

Carregue mais
Tópicos
SEÇÕES