Saiba o que fazer com o seu dinheiro durante a crise econômica mundial
- Como posso proteger minha carteira de crises? Vale a pena investir em fundos atrelados ao dólar?
A velocidade da crise envolvendo a escalada do surto do coronavírus e seus efeitos sobre a economia global pegou todo o mercado de surpresa. E para o investidor pessoa física, as incertezas sobre como lidar com seu patrimônio e que decisões adotar em um quadro de pânico dominaram a cena.
- Como posso proteger minha carteira de crises? Vale a pena investir em fundos atrelados ao dólar?
Idealmente, o investidor deveria manter uma parcela do seu patrimônio permanentemente em ativos tidos como seguros, com tendência a ter um desempenho diferente da maior parte da carteira.
Ativos vinculados a dólar, ouro e opções estão entre as alternativas, assim como fundos quantitativos e com exposição internacional. Dado que esses produtos ficaram mais caros em meio ao pânico que tomou conta dos mercados nos últimos dias, há quem considere tarde demais para correr atrás de hedge, caso de Otávio Vieira, sócio da gestora de patrimônio da Taler.
Marc Forster, head da Western Asset no Brasil, ressalta que a carteira do investidor deveria ter proteções a todo momento, não só quando o movimento é de baixa. Mas o momento pode ser de fato tardio para alguns investidores.
“Não sei se faz sentido comprar dólar hoje. O petróleo está afetando a situação fiscal dos países exportadores e o dólar segue subindo. Mas, com os bancos centrais cortando juros e em um cenário de melhora do coronavírus, o crescimento pode voltar e o câmbio, ceder. Então é muito incerto”, afirma Forster.
Anversa, da XP Advisory, concorda. “Compre seguros quando ninguém está olhando para eles. Agora não é o momento de grandes defesas.”