A secretária de Vigilância em Saúde do Ministério da Saúde, Ethel Maciel, afirmou nesta sexta-feira, 6, que não existe no momento doses de vacina contra o coronavírus que atenda à faixa etária de 6 meses a 11 anos. A secretária revelou que, o governo de Jair Bolsonaro (PL), deixou o grupo desabastecido.
A pasta negocia com a empresa farmacêutica Pfizer no sentido de que as doses para o público infantil cheguem até o final de janeiro.
"Temos em torno de 4,2 milhões de vacinas que podem ser entregues pela Pfizer para o público de 6 meses até 4 anos. Vamos tentar negociar melhor, mas a previsão é de chegada no final de janeiro", afirmou.
No mesmo prazo, segundo Ethel, a pasta espera receber doses para a faixa entre 5 e 11 anos. "No público de 5 a 11 anos, também com a empresa Pfizer, nós temos uma previsão de pouco mais de 4 milhões de doses que poderiam ser entregues também e vamos negociar o prazo para ver se conseguimos adiantar."
Público 12 mais
Em relação ao público de 12 anos ou mais, a secretária do ministério disse que não há falta de doses. No entanto, ela ressaltou que uma grande quantidade de pessoas não tomou as duas doses e menos da metade foi imunizada com a dose de reforço.