Seis passos para transformar a dor em aprendizado
- Saudades
Mauricio Patrocinio, especialista em felicidade e relacionamentos interpessoais, é quem lista algumas dicas para converter a dor em algo muito mais poderoso e benéfico para si mesmo
- Saudades
Ninguém quer sentir dor, mas, a verdade é que só sente dor quem vive. “Se não fazemos nada, não saímos de casa, não buscamos o novo sempre e, teoricamente, não corremos o risco de sofrer a dor da perda. No entanto, a dor de desperdiçar uma vida na mesmice pode ser muito maior. Olhe pra você, pense no que te dá prazer, quais são seus sonhos, busque o que impulsiona sua felicidade”, estimula Mauricio.
5. Só temos saudades do que amamos
É fato: as pessoas só sentem falta daquilo que é ou de quem foi importante para elas. Só sentem saudade daquilo que as faz ou fez bem. E é, realmente, muito difícil lidar com essa perda, mas é necessário se esforçar para lembrar sempre com carinho e gratidão por aquilo de bom que passou. “A gente sofre sim a perda. Perder um ente querido é uma dor muito grande. No entanto, apenas temos saudades de quem amamos. Dói sim, e muito, mas temos que fazer um esforço com gratidão por termos vivido com essas pessoas”, comenta.