Seis passos para transformar a dor em aprendizado
- Prazer
Mauricio Patrocinio, especialista em felicidade e relacionamentos interpessoais, é quem lista algumas dicas para converter a dor em algo muito mais poderoso e benéfico para si mesmo
- Prazer
“A gente pode também entrar em um modo ‘sabotagem’. Quando terminamos um relacionamento de forma dolorida, corremos o risco de evitar novos relacionamentos com as mais diversas desculpas para evitar aquela dor que tivemos. Quando um empreendimento fracassa de forma dolorida, corremos o risco de evitar arriscar novamente para não sofrermos mais. Esta sabotagem está nos mais diferentes âmbitos”, conta Patrocinio.
O fato é que, muitas vezes, um segundo relacionamento pode ser melhor que o primeiro, quando se permite aprender com os erros do primeiro, trazendo a responsabilidade para si ao invés de, apenas, pensar na culpa do outro. “Empreendedores de sucesso, por exemplo, fracassam duas, três ou mais vezes antes de ter sucesso. Permita-se e liberte-se das más experiências e transforme apenas em experiência positiva”, aconselha.