Sintetro faz nova assembleia e decide manter greve dos ônibus em Teresina

A greve dos motoristas e cobradores de ônibus de Teresina completa 10 dias nesta quarta-feira (30) e seguirá por tempo indeterminado.

p | p
Siga-nos no Seguir MeioNews no Google News

O Sindicato dos Trabalhadores Em Empresas de Transportes Rodoviários No Estado do Piauí (SINTETRO) realizou uma nova assembleia entre a categoria, na tarde desta quarta-feira (30), e decidiu por manter o movimento grevista do transporte coletivo de Teresina, que já entra no décimo dia. 

No novo encontro, os trabalhadores discutiram e recusaram a proposta da Prefeitura de Teresina no valor de R$ 300 mil para dividir entre a categoria. Ao Meionorte.com, Antônio Cardoso, presidente do Sindicato, destacou que o Sintetro agradece a proposta da gestão, aos desembargadores do Tribunal Regional do Trabalho (TRT), que tentaram uma mediação nesta semana, mas não havia como aceitar a proposta. 

“A proposta era de 300 mil que daria em torno de 150 para cada trabalhador e  a gente sabe que ela não traz nenhum benefício para nós, nas nossas férias, no nosso décimo terceiro. Vamos continuar 2022 sem aumento e chegar 2023 com salário de 2019. As empresas não cumprem e vamos continuar rodando e parando, rodando e parando. Se não tiver convenção, não tem saída e eles vão continuar se beneficiando do dinheiro da prefeitura”, explicou. 

Sintetro faz nova assembleia e decide manter greve dos ônibus em Teresina (Foto: Divulgação)

Para Antônio Cardoso, o grande vilão de toda a situação são as empresas, que se recusam a assinatura da convenção coletiva de trabalho.  “O movimento continua. O dinheiro que  a prefeitura quer repassar, a gente agradece. Agradece aos desembargadores que fizeram um trabalho brilhante para acabar com a greve, mas o grande vilão disso tudo é o Setut. Eles não vão querer assinar nossa convenção e é necessário que a prefeitura tome providências”, completa.

Em nota enviada a reportagem, o Sindicato das Empresas de Transportes Urbanos de Passageiros de Teresina (SETUT) lamentou a manutenção da greve realizada pelo Sindicato dos motoristas e disse que tem participado de mesas de negociações e propostas junto à Superintendência Regional do Trabalho no Piauí e da Superintendência Municipal de Transportes, buscando solucionar as demandas trabalhistas de motoristas e cobradores de ônibus.

“O Sindicato das Empresas de Transportes Urbanos de Passageiros de Teresina (SETUT) lamenta a manutenção da greve realizada pelo Sindicato dos motoristas e informa que tem participado de mesas de negociações e propostas junto à Superintendência Regional do Trabalho no Piauí e da Superintendência Municipal de Transportes, buscando solucionar as demandas trabalhistas de motoristas e cobradores de ônibus, como também o recebimento por parte das empresas e vindo da Prefeitura, das gratuidades que passam mensalmente pelas catracas, a fim de poder repassar algo para os colaboradores do sistema.

O SETUT reitera que segue aguardando uma posição da gestão municipal, quanto ao repasse de verbas para, e apenas, a cobertura do último reajuste do diesel e dos impactos que serão gerados com qualquer reajuste salarial que seja ofertado aos trabalhadores do transporte público.

O Sindicato Patronal segue à disposição e aberto para o diálogo com os trabalhadores e com a Prefeitura, a fim de solucionar as dificuldades do setor”, diz o comunicado. 

Sintetro faz nova assembleia e decide manter greve dos ônibus em Teresina (Foto: Divulgação)

Carregue mais
Veja Também
Tópicos
SEÇÕES