Produto árabe anunciado em 2019, o Katim R01 mistura elementos de segurança para software com um design robusto, tornando o aparelho uma proposta mais resistente para quem atua em ambientes de maior risco.
Há tecnologia de detecção de intrusão e tentativas de adulteração do celular similares ao modelo da Bittium e que agem eliminando os dados do usuário como último recurso.
Outra ferramenta de segurança de dados e privacidade é um modo que corta completamente a operação de microfones e câmeras por meio do toque de um botão.
O Katim vem ainda com um botão próprio que dispara mensagens de SOS com coordenadas GPS para alertar autoridades. Já a tela touch é desenvolvida para permitir fácil operação tanto com os dedos nus como com luvas.
O DarkMatter tem um chassi formado por material de cinco camadas com certificação militar para ambientes inóspitos, sobrevive a submersão por 30 minutos e é possível passar por cima do aparelho com as rodas de um veículo sem danificá-lo.
Há ainda sensores específicos de pressão e temperatura que calibram o celular para que ele se ajuste melhor ao ambiente e assim seja mais resistente.
O Katim tem tela de 5,65 polegadas (Full HD+), Snapdragon 845, 4 GB de RAM, 128 GB para dados e bateria generosa de 5.600 mAh – inclusive com recarga rápida. Modesto em câmeras, traz sensor principal de 12 MP e câmera dianteira de 8 MP.