Ucrânia chama proposta de corredor humanitário para Rússia de “imoral”

Essa declaração foi dada após a Rússia sugerir que permitirá aos ucranianos fugir para a Rússia ou para a Belarus, que é um país com tropas russas em seu território

Ucrânia chama proposta de corredor humanitário para Rússia de 'imoral' | Ascom
Siga-nos no Seguir MeioNews no Google News

"Essa é uma proposta completamente imoral. O sofrimento das pessoas está sendo usado para criar uma imagem televisiva", disse porta-voz da Ucrânia nessa segunda (7) em nota. "São cidadãos ucranianos, eles deveriam ter o direito de ir para território ucraniano."

Leia Mais

Essa declaração foi dada após a Rússia sugerir que permitirá aos ucranianos fugir para a Rússia ou para a Belarus, que é um país com tropas russas em seu território.

As delegações ucranianas e russas tiveram duas rodadas de negociações desde o início da ofensiva, no dia 24 de fevereiro. No último encontro, os países concordaram com a criação de corredores humanitários para a retirada de civis.

Refugiados atravessam uma ponte destruída em Irpin, cidade próxima a Kiev, capital da Ucrânia (Foto: REUTERS/Carlos Barria) 

Além das propostas dos corredores não serem para países que estão fora da guerra, a Rússia não respeitou duas tentativas de cessar-fogo. Uma mulher e duas crianças morreram no domingo (6) em um ataque de morteiro russo à rota de fuga.

Corredores humanitários ainda não estão abertos, diz oficial da Ucrânia

A vice-primeira-ministra ucraniana, Iryna Vereshchuk, disse nesta segunda que os corredores humanitários para retirada de civis da Ucrânia ainda não estão em operação. A previsão é que eles seriam aberto às 10h no horário de Moscou (5h em Brasília).

Vereshchuk falou que há em torno de 300 mil civis querendo sair de Mariupol, cidade que está sem água e energia e cercada pelas forças russas.

Negociador da Ucrânia diz que conversa com Rússia começará 11h, horário de Brasília

Inicialmente, uma agência da Belarus havia anunciado que as conversas começariam às 9h, horário de Brasília. Mykhailo Podolyak, um dos negociadores da Ucrânia, disse agora no Twitter que a terceira rodada de negociação está marcada para 16h do horário local (11h em Brasília).

Carregue mais
Veja Também
Tópicos
SEÇÕES