Neste sábado, 08 de junho, na Índia, ocorreu um incidente envolvendo um pouso e uma decolagem simultânea na mesma pista, com dois jatos Airbus A320neo de companhias aéreas concorrentes. A situação ainda está sob investigação para esclarecer os detalhes.
O incidente envolveu um A320neo da IndiGo, que chegava de Indore e pousava no Aeroporto Chhatrapati Shivaji Maharaj, em Mumbai, enquanto um A320neo da Air India decolava para Trivandrum. As aeronaves se aproximaram perigosamente, criando um potencial risco de colisão se uma delas tivesse que abortar a manobra.
O QUE DIZEM AS NORMAS DE SEGURANÇA?
De acordo com normas de segurança, como as da FAA dos Estados Unidos, uma aeronave só pode cruzar a cabeceira para pouso quando outra já ultrapassou a cabeceira oposta ou está a uma distância segura no ar, com um mínimo de 3.000 pés (900 metros). No caso de hoje, os dois jatos ficaram claramente mais próximos do que o permitido por essas normas internacionais.
POSICIONAMENTO
Ainda não se sabe por que o pouso foi realizado enquanto outra aeronave decolava na mesma pista, nem se isso está de acordo com as regras de aviação da Índia. A investigação está em andamento para determinar as causas e possíveis irregularidades deste incidente.