O Instituto Nacional de Meteorologia (INMET) emitiu, nesta quinta-feira (3), três alertas relacionados à baixa umidade do ar. Quinze municípios do extremo sul do Piauí, como Bom Jesus, Redenção do Gurgueia, Corrente, Curimatá e Gilbués, estiveram até o início da noite sob alerta vermelho, com a umidade relativa do ar caindo abaixo de 12%. Essa condição eleva significativamente o risco de incêndios florestais e pode afetar a saúde da população, provocando problemas como doenças pulmonares e dores de cabeça.
ALERTA LARANJA
Municípios das regiões centro-norte, sudoeste e sudeste do Piauí, incluindo Teresina, Floriano e Elesbão Veloso, foram colocados em alerta laranja, com a umidade relativa variando entre 20% e 12%. Essa situação, que tende a melhorar durante a noite, também apresenta riscos de incêndios florestais nos horários mais quentes do dia e pode causar desconforto, como ressecamento da pele e irritação nos olhos, boca e nariz.
ALERTA AMARELO
Outras cidades, como Picos, Pimenteiras e Inhuma, embora apresentem umidade um pouco mais alta, estão sob alerta amarelo, com níveis entre 30% e 20%. Apesar do menor risco de incêndios e de problemas de saúde, o INMET ressalta a importância de tomar precauções em todas as situações, como manter uma boa hidratação, evitar atividades físicas intensas durante as horas mais secas e minimizar a exposição ao sol nas horas mais quentes do dia.
ALTAS TEMPERATURAS
O tempo quente e seco deve permanecer nos próximos dias, segundo previsão do INMET, que indicou temperaturas acima da média devido à redução das chuvas, com possibilidade de ocorrência de alguns dias de calor em excesso. Na quarta-feira (2), as temperaturas em Oeiras, Piripiri e Alvorada do Gurgueia ultrapassaram os 39 °C.