Após engasgar com um pedaço de cuscuz, um bebê de um ano foi socorrido na tarde do último sábado (11) por um policial militar no município de São Gonçalo do Gurgueia, no Sul do Piauí.
O QUE ACONTECEU: Uma mulher correu com o filho nos braços para o Grupamento Policial Militar da cidade de São Gonçalo do Gurguéia e relatou aos policiais que ele estava engasgado e com dificuldade para respirar.
O Sargento Ribeiro aplicou a técnica conhecida como Heimlich (usada em casos de asfixia) na criança. Em poucos minutos, a técnica surtiu efeito, e o policial conseguiu remover um pedaço de cuscuz que estava obstruindo a garganta da criança, permitindo que ela voltasse a respirar normalmente.
“Peguei a criança pelos braços, fiz o procedimento de primeiros socorros e, na terceira tentativa, percebi que algo caiu no chão. Ao olhar, vi que era um pedaço de cuscuz. Terminei de limpar a boca da criança e notei que as vias aéreas estavam desobstruídas. Foi então que percebi que a criança estava se recuperando”, relatou o Sargento Ribeiro.
TÉCNICA QUE SALVA VIDAS
O Tenente-coronel Carlos, Comandante do 7º BPM, elogiou a conduta e a prontidão do policial militar. Ele ressaltou a importância do treinamento para lidar com situações que exijam técnicas de primeiros socorros, pois foi graças a esse conhecimento que a vida do bebê foi salva.
“Foi uma conduta excelente, pois o militar demonstrou sensibilidade ao perceber a situação e mostrou-se preparado para agir com rapidez, técnica e eficácia. Parabéns ao Sargento Ribeiro por salvar a vida do pequeno Artur e trazer alívio para sua família”.