O comerciante identificado como Marcos Pereira da Silva foi condenado a cumprir 12 anos de prisão pelo crime de homicídio duplamente qualificado praticado contra o cadeirante João Marcos da Silva Freitas, de 17 anos. A vítima foi assassinada a tiros no dia 17 de maio de 2021, no bairro Promorar, zona sul de Teresina.
CONDENAÇÃO. Segundo as informações apuradas pelo MeioNorte.com, disponibilizadas pelo Ministério Público do Piauí, o comerciante foi condenado pelo Tribunal Popular do Júri, nessa quarta-feira (20). O Conselho de Sentença acatou a tese defendida pelo promotor Regis de Moraes Marinho, mas levou em consideração os atenuantes de confissão espontânea e a circunstância do crime ter ocorrido motivado por vingança.
“Durante a Sessão Plenária de julgamento que ocorreu no dia 20 de março na 1ª Vara do Tribunal do Júri da Comarca de Teresina, o Conselho de Sentença condenou o acusado no crime que lhe foi imputado. O magistrado considerou as atenuantes da confissão espontânea e da violenta emoção e fixou a pena definitiva em 12 (doze) anos de reclusão”, diz o informe do órgão ministerial.
PRÓXIMOS PASSOS. O réu respondia ao processo em liberdade e o juiz Sílvio Valois Cruz Júnior concedeu a ele o direito de recorrer em liberdade. A defesa de Marcos Pereira da Silva recorreu da sentença e interpôs recurso de apelação, com base no art. 593 e incisos seguintes, c/c art. 600, § 4°, do CPP.
RELEMBRE O CRIME: no dia 17 de maio de 2021, João Marcos estava empinando pipa em uma rua do bairro Promorar, quando o criminoso Marcos Pereira se aproximou e efetuou disparos de arma de fogo que levaram a vítima a morte ainda no local.