Uma potência chamada GHC/Joca Vieira e que foi responsável por um jogo espetacular e emocionante minuto a minuto. Isso resume a equipe do Piauí que derrotou o Português, de Pernambuco, por 25 x 16, na grande final da Copa Nordeste de Handebol, partida essa que foi transmitida, ao vivo, pela Rede Meio Norte na manhã deste sábado (13), a partir das 11h30. Os jogos aconteceram no Centro de Treinamento da Associação Beneficente Giuliano Esporte Clube, no bairro Gurupi, na zona Leste de Teresina.
Antes, o CRB, de Alagoas, venceu o EJH, da Bahia, por 46 x 34, e o CAHAN, do Maranhão, foi superior ao vencer o BGH, da Bahia, pelo placar de 45 x 31. Em clima de decisão no CT, atletas e comissão técnica não escondiam a ansiedade a cada jogada dos atletas em busca da vitória.
A Copa Nordeste de Handebol teve início no dia 9 e encerrou neste sábado, reunido mais de 120 atletas dos Estados do Piauí, Maranhão, Alagoas, Pernambuco e Bahia. Eles protagonizaram jogos emocionantes que levaram o público, formado por pais, amigos e fãs do handebol, a prestigiarem as partidas com balões e gritos de guerra para apoiar e impulsionar os atletas.
O primeiro jogo deste sábado, entre CRB (AL) x EJH (BA), foi bastante equilibrado e dava o gostinho das partidas que ainda iriam acontecer, mas o time de Alagoas jogou melhor e venceu com o placar de 46 x 34.
Já o segundo confronto, entre CAHAN (AL) x BGH (MA), foi ainda mais tenso. Os atletas do time de Alagoas mostraram mais interação na quadra, fator esse que foi importante e decisivo durante a partida. Com jogadas ensaiadas, o CAHAN provou que fez a lição de casa e aumentava o placar a cada jogada. Tanto que venceu o primeiro tempo por 24 x 12.
E na volta do segundo tempo, o CAHAN não deu oportunidade para os atletas do BGH que, apesar de retornarem mais agressivos, não tiveram um bom desempenho na quadra. O resultado foi a vitória da equipe alagoana por 45 x 31.
E para fechar o torneio com chave de ouro, o GHC/Joca Vieira, representante do Piauí comandado pelo técnico Giuliano Ramos, enfrentou o Português, de Pernambuco. A equipe piauiense abriu o placar em grande estilo e marcou 3 gols seguidos nos primeiros minutos de jogo. Os atletas do time adversário suaram a camisa para acompanhar o ritmo dos meninos do GHC.
A cada gol marcado, o público vibrava e comemorava balançado balões. E se o time adversário estava com a posse de bola e ameaçava marcar o gol, todos gritavam “Defesa”, “Defesa”, “Defesa”... O show à parte foi protagonizado pelos goleiros dos dois times que fizeram belíssimas defesas e merecedores de aplausos.
O clube Português até que tentou equilibrar a partida no primeiro tempo, mas errou algumas jogadas e passes de bola, o que favoreceu os meninos do GHC. As bolas foram barradas na muralha chamada João Pedro, o goleiro de 16 anos que evitava os gols do adversário. O primeiro tempo encerrou com Joca Vieira vencendo com o placar de 11 x 5 contra os pernambucanos.
Na volta do segundo tempo, o Português mostrou sangue nos olhos e acompanhava o placar crescente do GHC a cada gol marcado. A luz amarela de “alerta” do time piauiense ascendeu e os atletas despertaram para o perigo e partiram para o ataque. Foi então que o GHC não parou mais de marcar gol e finalizou o placar do jogo vencendo o adversário por 25 x 16, para delírio do público que fez uma verdadeira festa no CT Giuliano Esporte Clube.
Para Giuliano Ramos, essa conquista por parte do GHC foi a cereja do bolo nesta Copa do Nordeste de Handebol, resultado de um trabalho que vem fazendo ao longo dos anos. “É a premiação de um grande trabalho, de muito suor, muito esforço e planejamento”, diz, agradecendo o apoio do Governo do Estado do Piauí, através da Secretaria de Esportes, e da Bizz Entretenimento, responsável pelo evento.
Há 20 anos no esporte e tendo viajado por todo o Brasil, participante de várias competições nacionais e regionais, Giuliano ressalta que não viu uma estrutura como essa que foi montada na capital piauiense para a Copa Nordeste de Handebol com aprovação da Confederação Brasileira de Handebol.
Segundo Júnior Macêdo, diretor da Bizz Entretenimento, ao término deste grandioso evento, “o sentimento é de alegria e de mais uma vez promover uma competição como amante do esporte e realizar aquilo que eu amo e que eu quero de melhor para o esporte piauiense”, resume, acrescentando que este torneio não seria possível fazer sem o apoio do Governo do Piauí, Rede Meio Norte, Federação Piauiense de Handebol e Confederação Brasileira de Handebol, bem como a Kalor Produções por acreditarem que é possível fazer grandes eventos esportivos.
Para finalizar, o goleiro do GHC, João Pedro, responsável por grandes defesas durante o jogo decisivo, fez questão de agradecer primeiro a Deus por essa grande conquista do time. “Nós saímos com a vitória, mas é preciso destacar que o time Português foi muito bem na quadra, mas graças a Deus vencemos”, finaliza.
Ao final da Copa Nordeste de Handebol, houve a premiação com medalhas de broze para o terceiro colocado: CAHAN (AL); prata para o segundo colocado: Português (PE) e ouro para o GHC/Joca Vieira, que levou o troféu de campeão da competiçãoi.