A Câmara Municipal de Teresina (CMT) vai, a partir deste mês de maio, passar a expedir a nova Carteira de Identidade Nacional (CNI). O objetivo é descentralizar a emissão do documento, garantindo mais agilidade à população. Em reunião com o secretário estadual de segurança pública, Chico Lucas, o presidente da Câmara de Vereadores, Enzo Samuel fez a solicitação para a instalação de um posto de atendimento do Instituto de Identificação, na sede da Câmara.
Novo sistema
Além do novo layout, o documento traz um sistema biométrico informatizado, com captação das impressões digitais por meio de leitor óptico. A emissão do RG Nacional acontece em três pontos na capital: os postos do Instituto de Identificação no Espaço Da Cidadania do Shopping Rio Poty e do Show Auto Mall, além da sede do órgão na Praça Saraiva.
Antônio Torres, diretor-geral da Agência de Tecnologia da Informação (ATI), alertou que os RG’s atuais continuam válidos e não há necessidade de correria para substituir o documento. “Se eu perdi o documento ou fui assaltado, este já vai tirar a segunda via digital. Crianças, menores (de 18 anos), que precisam do primeiro RG, também serão 100% digital.
Os demais serão atendidos no tempo de renovação normal do RG” explicou. O projeto de modernização envolve a ATI e a Secretaria de Segurança Pública. “Um RG com itens bem seguros, como marca d’água e outros itens, que vão dificultar fraudes como já aconteceu”, ponderou o delegado-geral da Polícia Civil, Luccy Keyko Paraíba.
Para o secretário da Segurança, coronel Rubens Pereira, a inovação permite uma celeridade na emissão dos documentos de identificação e, principalmente, oferece uma maior segurança para a população. “É algo inovador e importantíssimo para toda a população e também para dar segurança, essa garantia que nós queremos ao sistema de expedição de identidade para o Piauí, acompanhando o que já acontece em outros estados do Brasil”, pontuou.