Piauí recebe aumento de 26% no financiamento da Atenção Primária em 2024

Esses investimentos do Governo Lula visam melhorar a qualidade dos serviços prestados nas Unidades Básicas de Saúde (UBSs), ampliando o acesso aos cuidados primários.

A ampliação dos recursos viabilizará, por exemplo, a expansão do horário de atendimento das Unidades Básicas de Saúde no Piauí. | Tomaz Silva/Agência Brasil
Siga-nos no Seguir MeioNews no Google News

Para fortalecer e expandir os serviços de saúde primária no Piauí, o Ministério da Saúde planeja aumentar significativamente os investimentos em 2024. Prevê-se um incremento de 28%, totalizando um repasse de R$ 35 bilhões em todo o país, com o Piauí recebendo mais de R$ 947,1 milhões, um aumento de 26,5% em relação ao ano anterior.

QUAL O IMPACTO DOS INVESTIMENTOS? Esses investimentos visam melhorar a qualidade dos serviços prestados nas Unidades Básicas de Saúde (UBSs), ampliando o acesso aos cuidados primários. A intenção é que mais equipes possam atender áreas carentes e que os padrões de atendimento sejam adequados, reduzindo o tempo de espera por assistência. Além disso, reconhece-se o papel de coordenação desempenhado pelo Ministério da Saúde em parceria com os municípios na execução da atenção primária.

Leia Mais

HORÁRIO AMPLIADO - Com os recursos adicionais, será possível estender o horário de funcionamento das UBSs até as 22 horas e retomar as visitas domiciliares. O objetivo é criar 2.418 Equipes de Saúde da Família, 3.002 Equipes de Saúde Bucal e 4.167 equipes multiprofissionais por ano, com a meta de alcançar 80% de cobertura na Atenção Primária até 2026.

MAIS MÉDICOS - Essa ampliação teve início desde o primeiro ano de gestão, com a criação de diversas equipes multidisciplinares, como equipes de saúde da família, de saúde bucal, de consultório na rua, entre outras. Entre 2019 e 2022, nenhuma equipe desse tipo foi implementada no Brasil. O programa Mais Médicos, reiniciado em 2023, está em expansão, com 60% dos médicos atuando em municípios mais vulneráveis.

SAÚDE BUCAL - Na área de saúde bucal, o programa Brasil Sorridente teve um grande aumento na criação de equipes, passando de uma média de 385 equipes por ano para 2,7 mil em 2023. O mesmo ocorreu com as Equipes de Saúde da Família, com um aumento de 52% em comparação aos anos anteriores.

ATENÇÃO PRIMÁRIA - Essa expansão resultou em um aumento de 16% no número de consultas médicas e de 29% nos procedimentos realizados em relação a 2022. Com o novo modelo, será priorizada a qualidade do atendimento na atenção primária, buscando a avaliação positiva dos usuários sobre os serviços prestados.

Carregue mais
Veja Também
Tópicos
SEÇÕES