A Prefeitura de Teresina comunicou a suspensão temporária do edital referente à aquisição de 120 ônibus destinados ao serviço de transporte público na cidade. O anúncio foi formalizado no Diário Oficial da União na quarta-feira (23).
Segundo a administração pública municipal, a decisão de interromper o processo licitatório ocorreu porque será necessário analisar e avaliar as contestações técnicas apresentadas no decorrer do processo técnico realizado pela Central de Licitações da Secretaria Municipal de Administração e Recursos Humanos (Sema).
O propósito subjacente a essa iniciativa é adquirir os ônibus para depois repassar às empresas de transporte, responsáveis pela operação, manutenção e pessoal. Serão realizadas inspeções trimestrais pela prefeitura para monitorar o cumprimento dos padrões.
O contrato que está em discussão está orçado em aproximadamente R$ 134,4 milhões, conforme detalhado no edital. O modelo dos ônibus é do tipo Convencional, com um valor unitário estimado em R$ 1.120.000,00.
A fim de determinar o custo individual de cada veículo, a administração municipal conduziu uma pesquisa de mercado. Esta pesquisa envolveu cotações diretas junto aos fornecedores, devido à ausência de preços pré-definidos em contratos públicos anteriores que contemplassem o que foi delienado no Termo de Referência.