Rafael Fonteles conhece startups brasileiras com atuação nos Estados Unidos

Na sede brasileira em solo americano, o chefe do Executivo Estadual conheceu startups brasileiras com atuação nos Estados Unidos

Rafael Fonteles conhece startups brasileiras com atuação nos Estados Unidos | Ascom
Siga-nos no Seguir MeioNews no Google News

Na tarde de terça-feira (15), o governador Rafael Fonteles realizou uma série de compromissos no Consulado-Geral do Brasil em Boston. Durante sua visita à representação brasileira nos Estados Unidos, o líder do Executivo Estadual teve a oportunidade de se familiarizar com startups do Brasil que estão atuando no país norte-americano. 

Fonteles foi apresentado a empreendedores brasileiros com negócios nos Estados Unidos, além de membros da diáspora científica brasileira. “Eles apresentaram, a evolução de empreendimentos, captação de recursos, a relação com pesquisas universitárias de universidades como a Harvard. É preciso entender como funciona aqui nos EUA, para levar para o Piauí, permitindo mais empreendedores digitais, especialmente na área da tecnologia”, considera o governador. 

As startups têm foco na saúde. Gustavo Alencastro Veiga Cruzeiro, cofundador da NEOGENYS, apresentou a startup que busca garantir equidade na saúde pública entre países em desenvolvimento e democratização no acesso aos exames moleculares. Já Wendel Afonso, fundador da Harmony Baby Nutrition, produz fórmulas para bebês que replicam o leite materno e são livres de alergias. Por fim, Rafael Dariolli, cofundador da Bonds Biosystems, desenvolve mini órgãos humanos em 3D para ajudar no desenvolvimento de drogas para obesidade e doenças cardiometabólicas. 

Rafael Fonteles conhece startups brasileiras com atuação nos Estados Unidos - Foto: Ascom

OUTRAS REUNIÕES

Rafael Fonteles também esteve reunido com o embaixador Santiago Mourão, cônsul-geral do Brasil em Boston; a deputada brasileira Priscila Souza (MA-Democratas), 6º Distrito de Middlesex, em Massachusetts. O encontro foi para debater pautas como as energias limpas e a economia verde, e de que forma é possível aprender com a experiência americana e levar a tecnologia para o Piauí. 

Fonteles também cumpriu agenda com a Dra. Márcia Caldas de Castro, diretora do Departamento de Saúde Global e População e diretora do Programa de Estudos Brasileiros de Harvard.

No encontro com Márcia Caldas, Rafael destacou a importância da pesquisadora para o Brasil. “Uma brasileira que muito nos orgulha. A primeira mulher professora titular de Harvard. Ela nos deu a oportunidade para falar um pouco sobre as políticas públicas que estamos desenvolvendo na educação e saúde”, aponta.

GOVERNADOR QUER REPLICAR MODELO DE ESCOLA AMERICANA NO PIAUÍ

No início da manhã desta terça-feira (15), o governador Rafael Fonteles iniciou sua agenda visitando a Worcester Technical High School (WTHS), uma escola de ensino médio e técnico-profissional localizada em Boston. Durante essa ocasião, ocorreu a assinatura do Memorando de Entendimentos (MoU), que estabelece o compromisso de fortalecer os laços entre a instituição educacional e o Governo do Estado do Piauí.

A WTHS será uma importante fonte de práticas para a expansão do ensino técnico de nível médio no Piauí. Além disso, a WTHS atende uma parcela expressiva da população brasileira na cidade de Worcester. 

(Com informações do Governo do Estado) 

Carregue mais
Veja Também
Tópicos
SEÇÕES