Seduckathon oferece intercâmbio para 30 alunos e mira 100 vagas em 2025, diz secretário

Nesta quinta-feira (25), mais de mil estudantes da Seduc embarcaram em uma jornada imersiva pelo Metaverso e pela Realidade Aumentada

Seduckathon oferece intercâmbio para 30 alunos e mira 100 vagas em 2025, diz secretário | Reprodução seduc
Siga-nos no Seguir MeioNews no Google News

Até esta sexta-feira (26), ocorre no Centro de Convenções de Teresina, a maior competição de programação e tecnologia do Piauí envolvendo alunos da rede estadual: o 1° Seduckathon. A disputa, que está sendo realizada pela Secretária de Educação do estado, premiará os alunos vencedores com 30 vagas para um intercâmbio nos Estados Unidos e para a Coreia do Sul. No entanto, esta é apenas a meta inicial, pois no próximo ano serão 100 estudantes contemplados. 

Investimento: Durante a solenidade de abertura, realizada nesta quarta-feira (24), o secretário da educação do Piauí, Washington Bandeira, afirmou que no ano de 2025 o governo do Piauí vai alavancar mais ainda o projeto:  "Neste ano são 30 estudantes e seis professores, no próximo ano serão 100 estudantes.[...] A gente não pensa baixo, é só pensando alto, viu?”, disse o gestor.

Segundo dia de evento: Nesta quinta-feira (25), mais de mil estudantes da Seduc embarcaram em uma jornada imersiva pelo Metaverso e pela Realidade Aumentada. A aula inaugural representou o pontapé inicial para uma parceria inovadora entre o Deputado Federal do Piauí, Jadyel Alencar, a Meta, a Seduc e o Instituto Federal do Piauí (IFPI).

O Secretário de Estado da Educação, Washington Bandeira, destacou o lançamento da parceria durante o Seduckathon, uma ação inédita do Governo do Estado dedicada a incentivar estudantes a elaborarem projetos utilizando Inteligência Artificial e Programação.

“Estamos muito entusiasmados em trazer mais uma oportunidade de conhecimento educacional, formativo, profissional e pessoal para os nossos estudantes, com essa parceria com a big tech Meta, para um curso de metaverso, realidade aumentada e marketing digital. Essa é uma ação complementar aos cursos já ofertados nas escolas Seduc para que os estudantes possam ingressar no mundo do trabalho moderno de forma mais eficiente.”, disse o secretário.

Seduckathon./Foto: Jéssica Dayane/ Portal MeioNews

De acordo com o gerente de Políticas Públicas da Meta, Marconi Machado, o estado do Piauí sai na frente entre os estados que desenvolvem a capacitação no mundo digital.

Leia Mais

 “Nós estamos falando de um treinamento no qual iremos trazer a oportunidade de os jovens entenderem para onde eles podem ir, para onde o mercado de trabalho aponta. Então, a Meta está trazendo para o estado do Piauí a trilha “Descobrindo o futuro do mercado de trabalho” e isso faz com que eles possam ter cursos dentro de toda a estrutura do estado. Nós escolhemos 10 estados do Brasil para trazermos esse treinamento e eu posso dizer que de fato esse tem sido o mais bonito e mais organizado do Brasil, muito à frente dos outros estados brasileiro”, pontuou o gerente.

Tecnologia e programação./Foto: Ascom Seduc

SAIBA MAIS SOBRE O EVENTO:

Carregue mais
Veja Também
Tópicos
SEÇÕES