Um adolescente foi apreendido na noite dessa quarta-feira (05), suspeito de participar da morte do empresário Rafael Soares de Sousa, no último dia 26 de setembro. A captura foi realizada pela Polícia Rodoviária Federal (PRF) durante uma ronda ostensiva na BR-316, em Teresina. Ele alegou ser integrante de facção criminosa e ainda relatou que teria participado de morte do empresário. Um segundo envolvido também preso hoje (06) na cidade de Altos, identificado como Maycon Araújo de Moura, vulgo 'Sapão'.
A informação foi confirmada ao Meionorte.com pelo coordenador do Departamento de Homicídios e Proteção à Pessoa (DHPP), Francisco Costa, o Baretta. Segundo o delegado, ele apresentou um documento sendo menor, mas a mãe contesta. Ele seria o autor do disparo que teria vitimado o empresário durante o latrocínio.
A ação da PRF foi desencadeada quando os policiais abordaram o veículo que possuía registro de roubo em sistema da PRF. A equipe deu ordem de parada a uma S-10 conduzida pelo menor. O veículo possuía registro de roubo na madrugada do mesmo dia em Timon, no Maranhão.
Segundo informações, a vítima do roubo foi surpreendida por dois homens que adentraram sua residência armados com pistola. Eles arrombaram a casa, agrediram a vítima e levaram documentos pessoais, cartões de crédito e o veículo. No momento da abordagem apenas o adolescente estava no veículo. A princípio ele negou participação no roubo. No entanto, durante busca no interior do veículo foram encontrados uma arma de fogo de fabricação artesanal, além dos documentos em nome da vítima.
Diante dos fatos, ele foi encaminhado a Central de Flagrantes de Teresina e responderá por ato infracional equiparado ao crime de roubo qualificado. O adolescente também é integrante de grupo especializado em roubos.
O crime
O empresário Rafael Soares Sousa, de 25 anos, foi assassinado na manhã do dia 26 de setembro, no bairro Lourival Parente, na zona Sul de Teresina. Segundo o Departamento de Homicídios e Proteção à Pessoa (DHPP), ele já estava sendo monitorado pelos criminosos.
O crime foi um latrocínio, roubo seguido de morte. Os bandidos inclusive já tinham fotos da residência da vítima. Rafael chegou a ser socorrido ao Hospital de Urgência de Teresina (HUT), mas faleceu.