O advogado Rodrigo Marinho Crespo, de 42 anos, foi morto a tiros no Centro do Rio na tarde de segunda-feira (26). A ação do criminoso durou apenas 14 segundos, conforme apontam as primeiras investigações da polícia. Ele foi assassinado na rua onde ficam a Ordem dos Advogados do Brasil (OAB), a Defensoria Pública do Estado e o Ministério Público do Estado (MPRJ).
Os agentes da Delegacia de Homicídios da Capital (DHC) investigam se o assassinato do advogado foi uma execução planejada e se os criminosos monitoraram sua rotina. Testemunhas relataram que os assassinos estavam em um carro branco e abordaram Rodrigo chamando-o pelo nome antes de atirar várias vezes.
A vítima tinha o costume de descer do escritório para tomar café e interagir com as pessoas. A perícia realizada no local do crime revelou que pelo menos 11 cápsulas de munição foram encontradas, indicando que o criminoso disparou pelo menos 15 vezes com uma pistola 9 mm. O ataque durou apenas 14 segundos, desde a chegada do carro até a fuga do assassino.
Rodrigo Marinho Crespo se formou na PUC-RJ, em 2005. Em 2008, se especializou na Fundação Getúlio Vargas (FGV), em Direito Civil Empresarial (contratos). Era sócio-fundador do Marinho & Lima Advogados, que tem escritório na Avenida Marechal Câmara, no Centro do Rio.