Bebê prematuro é descartado por “equívoco” após óbito; Prefeitura afasta envolvidos

O bebê nasceu de parto normal, mas com 1.260 gramas e enfrentando graves dificuldades respiratórias.

Bebê prematuro é descartado por "equívoco" após óbito; Prefeitura afasta envolvidos | Reprodução
Siga-nos no Seguir MeioNews no Google News

O corpo de um bebê prematuro, que veio a falecer horas após o nascimento, foi inadvertidamente descartado por “equívoco” na cidade de Santo Amaro (BA), localizada a aproximadamente 70 km da capital do estado, entre os dias. Em nota, a prefeitura da cidade informou que foi realizada uma força-tarefa e o corpo foi recuperado.

Segundo a Secretaria Municipal de Saúde do município, a mãe da criança deu entrada no hospital em estágio avançado de trabalho de parto prematuro, com 29 semanas de gestação, sendo acolhida pela equipe de emergência. O bebê nasceu de parto normal, mas com 1.260 gramas e enfrentando graves dificuldades respiratórias devido à precocidade do parto, vindo a óbito 5 horas depois.  

“A Secretaria de Saúde, por meio do Hospital, seu corpo técnico e administrativo, não poupou esforços para salvaguardar a vida do RN, contando, inclusive, com o apoio de ambulância avançada do Samu-l192,  Metropolitano e do GRAER - Grupamento aéreo da Polícia Militar da Bahia - para garantir a remoção em tempo ágil e oportuno para maternidade de alto risco, tudo acompanhado e cientificado à genitora. Mas, apesar disso e de 5 horas de investimento em estabilização e ressuscitação, o recém-nascido veio a óbito, às 15h40”, disse a nota. 

Conforme a nota, o serviço funeral foi acionado, informando que o corpo seria liberado no primeiro horário do dia seguinte.  “No entanto, houve um lamentável equívoco, resultando no descarte acidental do corpo. Porém, em uma rápida apuração, montou-se uma força-tarefa e o corpo do RN foi recuperado”, informou a prefeitura. 

Por fim, a prefeitura destacou que os profissionais envolvidos foram afastados. 

“Em virtude disso, esclarecemos que providências legais estão sendo tomadas, incluindo o afastamento temporário do quadro de profissionais envolvidos e a instauração de uma sindicância para apurar responsabilidades. Reiteramos, portanto, nosso compromisso

com a transparência e seguimos empenhados em prestar todo apoio necessário à família neste momento tão difícil.

Atenciosamente, Secretaria Municipal de Saúde de Santo Amaro”, disse a nota.

Carregue mais
Veja Também
Tópicos
SEÇÕES