O ex-prefeito da cidade de Curimatá, José Arlindo da Silva Filho, que foi preso na última sexta-feira, 19 de novembro, pelo Grupo de Repressão ao Crime Organizado (Greco) recebeu liberdade provisória e foi solto pela Justiça da Vara Única da Comarca do município de Avelino Lopes.
A juíza responsável pontuou na decisão que não foram comprovados indícios de que José Arlindo, mais conhecido como ‘Zezinho do Tomate’ representa risco para a sociedade. “Não há, nos autos, informações de que o autuado responda a outros processos criminais e não há indicativo de que tenha o intuito de prejudicar a instrução criminal ou a aplicação da lei penal, e possui condições pessoais completamente favoráveis, não se qualificando, portanto, como um criminoso contumaz a ensejar o juízo de periculosidade”, escreveu.
Mesmo em liberdade, o ex-gestor terá que obedecer algumas medidas como sua ida ao tribunal todo mês, não poderá ausentar-se da comarca sem autorização e tem que se apresentar assim que intimado.
O ex-prefeito foi preso durante operação deflagrada pelo Grupo de Repressão ao Crime Organizado (Greco), da Polícia Civil do Piauí, contra receptação e adulteração de veículos.
A ordem de prisão foi expedida pelo Poder Judiciário da Comarca de Avelino Lopes. Zezinho já foi preso anteriormente, em 2008 e 2009, por suspeita de participação em um esquema de roubo de cargas em Teresina. Durante a operação deflagrada no município a 750 km de Teresina, os policiais realizaram buscas na residência do alvo, que foi flagrado com uma arma de fogo com sinais de adulteração.