O influenciador grego Timmy Karter divulgou em suas redes sociais imagens de sua visita ao Complexo do Chapadão, na Zona Norte do Rio, onde registrou o comércio ilegal de drogas em bocas de fumo. O vídeo mostra a facilidade com que Timmy teve acesso à "feira" de entorpecentes e inclui conversas com traficantes. Assista abaixo.
As imagens, gravadas durante o Carnaval deste ano, mostram Timmy visitando as bancadas com diferentes tipos de drogas, como maconha, cocaína e lança-perfume. Os traficantes incentivam a filmagem e pedem que o influenciador tire foto do banner da barraca, onde aparece a sigla CV (Comando Vermelho).
Durante a conversa com os criminosos, Timmy pergunta sobre o preço das drogas e questiona se três gramas de cocaína custam $ 4 dólares, ao que o traficante responde que o preço é R$ 20. O influenciador então compara o preço no Rio com o de Londres e afirma que três gramas de cocaína custariam cerca de R$ 910, ou quase $ 200 dólares.
Apesar da sugestão de transferir o "pó de 20" para a Europa, Timmy rechaça a ideia e afirma que acabaria preso pela polícia. As imagens do influenciador grego revelam a facilidade com que drogas são comercializadas no Complexo do Chapadão e a presença do tráfico de drogas na cidade.
Durante as filmagens, um traficante pergunta onde o vídeo será postado, e o influenciador responde que não pode postar atividades ilegais em seu canal do YouTube. No entanto, ele postou um trecho do vídeo na plataforma Rumble, excluindo a parte em que aparece na boca de fumo. A Polícia Civil do Rio informou que está investigando a atuação de organizações criminosas na região e analisando os vídeos e outras provas para identificar e responsabilizar os envolvidos.
A Polícia Militar no Rio de Janeiro comunicou que está empenhada em prevenir e coibir práticas criminosas na região com equipes realizando rondas e ações ostensivas, inclusive com policiais trabalhando na modalidade de Patrulhamento Tático Móvel (Patamo) nas vias do bairro. Em uma operação realizada pelo 41° BPM (Irajá) nos Complexos do Chapadão e da Pedreira, além das Comunidades do Juramento, da Ficap, da Beira Rio e do Pará, foram apreendidas drogas, armas e munições. Desde o início do ano, o 41° BPM já realizou mais de 280 prisões.
O vídeo original, que tem mais de uma hora de filmagens, mostra a rotina dos moradores da comunidade. O influenciador participa de uma festa, joga videogame com crianças, assiste a uma partida de futebol, corta o cabelo e realiza outras atividades no Chapadão, que fica na divisa entre a Pavuna, Costa Barros, Guadalupe e Ricardo de Albuquerque. O trecho gravado na boca de fumo dura menos de três minutos.