A Polícia Militar do Rio de Janeiro, iniciou nesta segunda-feira (16) ao 5º dia realizando operações no complexo da Maré, localizado na zona Norte do Rio.
Já no início da manhã de hoje, policiais militares se dirigiram à área do complexo controlada pelo Terceiro Comando Puro (TCP), a segunda maior facção criminosa envolvida no tráfico de drogas no Rio de Janeiro. Ao mesmo tempo, teve início o reforço da presença da Força Nacional nas estradas do estado.
Moradores das comunidades Baixa do Sapateiro, Nova Holanda, Parque União e Vila dos Pinheiros relataram um intenso tiroteio no início da manhã. De acordo com a PM, um homem ficou ferido durante o confronto, sendo que os agentes também encontraram uma pistola em sua posse.
NO CONFRONTO JÁ FOI REGISTRADA UMA MORTE E 24 PRISÕES
Na segunda-feira, 9, equipes policiais lançaram uma operação para capturar líderes do Comando Vermelho (CV), a maior facção criminosa do Rio de Janeiro, que é rival do Terceiro Comando Puro (TCP) e das milícias. Os agentes se dirigiram às comunidades de Nova Holanda e Parque União, na Maré, áreas sob controle do CV, assim como à Vila Cruzeiro, no Complexo da Penha, e à Cidade de Deus.
Dos 60 mandados de prisão emitidos, apenas 6 foram executados, e outras 3 pessoas foram detidas em flagrante. Durante as buscas, foi encontrada uma carga suspeita de fentanil, um anestésico 50 vezes mais viciante que a heroína e 100 vezes mais potente que a morfina.
Na terça-feira, 10, as operações visaram o Terceiro Comando Puro (TCP). Na Maré, as forças policiais estiveram em 8 localidades, incluindo a Vila do João e a Vila dos Pinheiros, para cumprir os 54 mandados de prisão restantes. Pela manhã, as autoridades retomaram o controle de um clube que havia sido transformado em um "centro de treinamento tático" para atividades ligadas ao tráfico de drogas. Durante a operação, três indivíduos foram presos. Além disso, um adolescente foi apreendido e confessou ter lançado uma bomba caseira durante um assalto a um ônibus.
Na quarta-feira, 11, as operações foram realizadas nos complexos da Maré, de Israel e do Chapadão, que também estão sob o controle do Terceiro Comando Puro (TCP), resultando na prisão de 12 pessoas. Na Maré, surgiram denúncias de moradores alegando que policiais do Bope e da Core invadiram casas e realizaram buscas em celulares sem a devida autorização judicial.
Ao contrário dos dias anteriores da operação, a imprensa foi impedida de acompanhar a movimentação das tropas a partir do Centro Integrado de Comando e Controle (CICC). No início da semana, imagens capturadas por drones da polícia e câmeras corporais dos policiais foram transmitidas e observadas por todos no CICC.
Na sexta-feira,13, o Batalhão de Operações Policiais Especiais (Bope) atuou nas comunidades Vila dos Pinheiros e Salsa e Merengue, que estão sob o controle do TCP. Outra equipe do Bope foi enviada para a Chacrinha, localizada na Praça Seca, na Zona Oeste da cidade. Durante o confronto, os agentes apreenderam um fuzil, e um suspeito veio a óbito.