As buscas pelos criminosos que fugiram da Penitenciária Federal de Mossoró completaram uma semana nesta quarta (21). Apesar dos esforços na operação, a Polícia Federal no Ceará tem outro desafio ainda não concluído: recapturar Alan Cléber Nascimento dos Santos, que fugiu algemado da sede da corporação em Fortaleza e continua foragido há quase dois anos.
O indivíduo foi preso no dia 26 de abril de 2022, no Bairro Granja Portugal, no momento em que recebia uma encomenda postal com R$ 3 mil em cédulas falsas. Na ocasião, ele confessou o crime e informou aos agentes que adquiriu as cédulas comprando pelas redes sociais. Ele foi autuado por crime de moeda falsa.
Posteriormente, Alan Cléber foi levado para a sede da Polícia Federal, na Avenida Borges de Melo, de onde fugiu no dia 27 de abril, um dia depois da prisão. O suspeito estava algemado e seria levado para uma audiência de custódia quando conseguiu escapar do prédio.
BUSCAS
Durante as buscas, a PF utilizou um helicóptero da corporação, que sobrevoou bairros do entorno da sede do órgão, local da fuga. Em maio de 2022, a polícia cumpriu quatro mandados de busca e apreensão em domicílios de suspeitos de envolvimento com o fugitivo. Na ocasião, cerca de quarenta agentes participaram da operação.
Conforme a Polícia Federal, atualmente há dois mandados de prisão pendentes em relação a Alan Cléber Nascimento dos Santos. Ele já tinha antecedentes criminais por roubo e tráfico de drogas.