A Polícia Civil localizou neste sábado (6) a área em que o helicóptero que está desaparecido em São Paulo fez um pouso de emergência antes de retomar voo e desaparecer. O local fica em Paraibuna (SP), próximo a uma represa. Na região não foi encontrado nenhum vestígio do helicóptero ou das quatro pessoas que estavam a bordo. O helicóptero não faz contato desde o último domingo (31) e as buscas já completaram seis dias neste sábado.
A polícia informou que, embora tenha encontrado o local do pouso de emergência, isso não afeta a operação de buscas, pois o local já está dentro da área de busca. Se algum objeto for encontrado, equipes terrestres poderão ser enviadas à área para realizar a busca.
No último sábado, a Polícia Civil estabeleceu uma base de monitoramento em Paraibuna para centralizar os trabalhos de investigação na região.
Polícia instala base de buscas no local (Foto: Rauston Naves/TV Vanguarda )
A unidade móvel está equipada com monitores, rádios comunicadores, antena via satélite e drones com tecnologia infravermelha e "super zoom". As imagens capturadas são analisadas em tempo real por uma equipe da Divisão de Operações Especiais da Polícia.
Na tarde deste sábado, foi possível identificar, por meio da imagem capturada pelo drone, um objeto suspeito entre as árvores. O helicóptero Pelicano da Polícia Civil foi acionado para auxiliar na verificação do objeto, mas, posteriormente, a polícia confirmou que se tratava de um tronco de árvore.
Ao longo desta semana, foram realizadas mais 47 horas de busca, conforme informações da FAB. A área total abrangida pelas buscas é de cinco mil quilômetros quadrados.